Noticias
Biblioteca Municipal de Vila do Porto acolhe três eventos culturais em conjunto com a MiratecArts
O Município de Vila do Porto promove, em conjunto com a MiratecArts, três eventos de cariz cultural que irão decorrer na Biblioteca Municipal de Vila do Porto, a iniciar no dia 13 de maio e um deles a terminar no dia 30 de setembro.
O primeiro momento, direcionado para o público infanto-juvenil decorre a partir das 17H00, como uma partilha de Terry Costa de quatro livros ilustrados da editora Néveda Ent., com várias atividades planeadas para este público.
Também no dia 13 de maio, às 18H30, decorre a exibição do documentário “Cordas”, que conta com a apresentação de Terry Costa, Produtor, Encenador, Diretor-Artístico da MiratecArts.
A Biblioteca Municipal de Vila do Porto acolhe, de 13 de maio a 30 de setembro, a exposição de pintura “SAUDADE” por Martim Cymbron.
Martim Cymbron estudou na Academia de Artes em Maastricht, na Holanda. As suas obras estão representadas em coleções privadas e em espaços públicos desde a Universidade dos Açores e a Presidência da República ao Parlamento Europeu. Já expôs o seu trabalho em Nova Iorque, Mónaco, Lisboa, várias ilhas dos Açores e venceu o Prémio World Photo Press Pintura 2010 e Menção Honrosa na XII Exposição da Academia de Marinha em 2018. É cofundador do projeto Arte Viva e colabora com a MiratecArts desde 2015.
Com a presença do artista, a inauguração está marcada para o dia 13 de maio, pelas 18H00, e poderá ser visitada à segunda-feira das 10H00 às 18H00 e de terça a sexta-feira das 09H00 às 18H00.
Em todos os momentos a entrada é gratuita.
Sinopse da exposição “SAUDADE”
Depois de visitar o Jardim Saudade, repleto de variedades da planta florífera scabiosa, localizado na MiratecArts Galeria Costa na ilha do Pico, o artista micaelense ficou inspirado para participar neste projeto, assim construindo “Saudade por Martim Cymbron”, uma série de 10 obras. Pintado num fundo acrílico, a flor destaca-se num realismo trabalhado a óleo, tendo a preocupação do artista conjugar o fundo com o elemento principal em termos cromáticos. O artista propõe um olhar diferente à majestosa scabiosa em várias fases e variedades.
Saudade por Martim Cymbron estreou em 2017, numa exposição inédita, no Ancoradouro, na Madalena do Pico, antes de seguir para a sala galeria no Museu do Pico. A Biblioteca Pública da Horta, na ilha do Faial, o Atelier de Kaasfabriek, na ilha de São Jorge, o Museu das Lajes das Flores, o Museu da Graciosa e a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luis da Silva Ribeiro em Angra do Heroísmo também já acolheram a exposição. Cartões postais das obras estão disponíveis para aquisição.