Nota Informativa - Papel/Cartão molhado não é reciclado!

Quarta, 15 Abril, 2020

O Município de Vila do Porto informa que, em dias de chuva, os cuidados com o acondicionamento e a deposição seletiva dos resíduos de papel/cartão, devem ser redobrados por toda a população e comerciantes, uma vez que, estes resíduos pela sua natureza são absorventes (em maior ou menor escala). 

Desta forma, quando em contacto com outros produtos (especialmente líquidos) têm tendência a absorvê-los, levando a que as suas propriedades fiquem alteradas, por essa razão, o papel/cartão molhado não é reciclado.

Por forma a contrariar este cenário, apelamos à população que acondicione corretamente as embalagens de papel/cartão, sempre no interior dos equipamentos de deposição, preferencialmente espalmadas, fechando sempre a tampa após a respetiva utilização, este comportamento é suficiente para evitar o encharcamento dos respetivos resíduos.

Para que os resíduos de embalagens de papel/cartão, recolhidos pela Autarquia e encaminhados para o Centro de Processamento de Resíduos de Santa Maria, possam ser reciclados – uma prioridade para o cumprimento das metas nacionais e comunitárias – é necessário o cumprimento de determinados requisitos técnicos e de qualidade que permitam o seu encaminhamento para a indústria recicladora, para a fabricação de novos produtos. 

Assim, sempre que os resíduos são rececionados no Centro de Processamento de Resíduos de Santa Maria em condições de encharcamento, todo o processo de reciclagem fica inviabilizado, com custos acrescidos para o Município de Vila do Porto.

Ajude-nos a travar este problema fazendo a reciclagem deste material corretamente!