HOMENAGEM À FAMÍLIA MONTEIRO NA 1.ª EDIÇÃO DE “CHÁ NO CALOR DOS LIVROS”

Domingo, 25 Março, 2018 | Fonte: CMVP

Por forma a assinalar o Dia Mundial da Poesia a Biblioteca Municipal de Vila do Porto lançou hoje, 25 de março, pelas 17h00, a 1.ª edição da tertúlia cultural “Chá no Calor dos Livros”, subintitulada de “poesia, uma estranha forma de vida”. Cerca de três dezenas de participantes das mais variadas idades estiveram presentes no evento. 

Esta iniciativa, pensada para ser uma especial homenagem à família Monteiro, fortemente ligada à poesia, artes e história, contou com a presença do Vice-Presidente da Autarquia, Ezequiel Araújo na sessão de abertura e de Daniel Gonçalves, Branca Cristina Sousa e Rosélio Reis como convidados/as. O ambiente descontraído e familiar em que a tertúlia se envolveu permitiu que todos/as os/as presentes partilhassem algo relacionado com esta família, enriquecendo o evento de uma forma excepcional. 

Além das referências inevitáveis à obra literária que grande parte desta família deixa, houve um espaço de partilha de acontecimentos íntimos que fizeram relembrar a vivência, em tempos idos, na casa da família na Baia de São Lourenço. José Nuno Monteiro da Câmara Pereira, que faleceu recentemente vítima de doença, foi relembrado como uma personalidade peculiar e com um espirito sempre jovem, um homem de alma grande para um País com uma ‘mentalidade pequena’.

Na sala que acolheu esta tertúlia estavam expostas algumas telas pintadas por José Nuno Monteiro da Câmara Pereira e por Domingos Rebelo, uma pequena amostra do espólio bibliográfico do Armando Monteiro (pai), oferecida ao Município de Vila do Porto e que pode ser consultada mediante solicitação, bem como alguns artigos para venda pertencentes ao Museu de Santa Maria.

O Município de Vila do Porto agradece à equipa da Biblioteca Municipal pelo empenho na organização desta iniciativa, ao Daniel Gonçalves pelo apoio na construção deste projeto, à Branca Cristina Sousa e ao Rosélio Reis por aceitarem, sem receios, partilharem as suas memórias, ao Hotel Charming Blue pelo empréstimo de duas telas do pintor José Nuno Monteiro da Câmara Pereira e ao Museu de Santa Maria pelos artigos do pintor e a todos/as os/as que de uma forma ou de outra contribuíram que esta iniciativa fosse um sucesso.

A cultura fez-se acompanhar este domingo por chá, livros, histórias e boas memórias. 

Share