AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO COMPOSTAGEM DOMÉSTICA

Quarta, 09 Maio, 2018 | Fonte: CMVP

Enquadrado no Plano Estratégico de Prevenção e Gestão de Resíduos dos Açores (PEPGRA), o Município de Vila do Porto promoveu no dia 8 de maio, uma ação de sensibilização sobre compostagem doméstica, direcionada nesta fase inicial aos representantes das Juntas de Freguesia e Casas de Povo do concelho. A iniciativa contou com a presença da Engª. Cecília Araújo da MUSAMI- Operações Municipais do Ambiente -EIM SA e consistiu numa abordagem teórica sobre o tema, seguida de exemplificação prática do processo de compostagem caseira.

A autarquia tem vindo a apostar continuamente em estratégias de valorização dos resíduos urbanos, neste caso em particular, através da compostagem caseira, uma vez que, cerca de 40% dos resíduos urbanos corresponde à fração orgânica (restos de alimentos e resíduos de jardim), como forma de reduzir a quantidade de resíduos a encaminhar para o Centro de Processamento de Resíduos, ao mesmo tempo que se produz um fertilizante natural passível de ser utilizado no jardim, quintal ou culturas agrícolas.

A fase seguinte do projeto, passará pela realização de ações de sensibilização sobre compostagem caseira destinadas à população.

Share