CPCJ PROMOVE CONSULTÓRIO MULTIDISCIPLINAR

Terça, 29 Maio, 2018 | Fonte: CMVP

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila do Porto promoveu ontem, dia 28 de maio, pelas 20h30 na sala polivalente D. Ximenes Belo da Biblioteca Municipal um “Consultório Multidisciplinar” com a presença de profissionais de várias áreas. Uma iniciativa gratuita que contou com a presença de três dezenas de pessoas.

A sessão de abertura foi feita pela Presidente da CPCJ, dra. Cátia Pinheiro, que posteriormente moderou cada um dos painéis. Esta agradeceu a presença de todos/as e realçou a pronta resposta e interesse por cada um dos/as profissionais que constituem os painéis. Explicou que a atividade estava inserida no mês das Famílias e era destinada, tanto a pais, como a profissionais que lidam com crianças e jovens diariamente ou simplesmente à comunidade em geral, sendo este um espaço privilegiado para esclarecimento de dúvidas.

Sendo desenvolvido num formato informal, os/as profissionais foram divididos em três painéis: a saúde, a educação e a segurança. A finalidade era a de esclarecer dúvidas que já tinham sido recolhidas previamente junto dos pais pela Associação de Pais e pela, Associação de Encarregados de Educação e Amigos da Escola Básica e Secundária de Santa Maria (AEEAEBBSMA) e juntos de professores/as e educadores/as. 

No primeiro painel, o da saúde, estavam presentes a Psicóloga Clínica Joana Loura, a Nutricionista Nádia Rocha, a Enfermeira Marlene Melo a representar a Unidade de Saúde de ilha e a Terapeuta da Fala Joana Fontes. O segundo painel, o da educação, foi composto pelo Professor Agostinho a representar os/as professores/as, pela Professora Eduarda Coelho a representar o Conselho Executivo da EBSSMA, pelo Professor de Desporto Henrique Melo, pela dra. Catarina Âmbar a representar a AEEAEBBSMA e pela dra. Cátia Pinheiro a representar a CPCJ. O último painel, o da segurança, foi composto pelo Bombeiro Carlos Couto, o Subcomissário da PSP Márcio Romana e as Assistentes Sociais Patrícia Leonardo e Cristina Almada. O rol de questões era amplo, tendo-se notado que o primeiro painel tinha substancialmente mais questões/dúvidas do que os restantes. 

A CPCJ agradece a todos/as os/as profissionais a sua disponibilidade e interesse na atividade, bem como à Associação de Pais, pela articulação fulcral na recolha de dúvidas junto dos pais. Espera-se que desta forma este seja o mote para o desenvolvimento de iniciativas que visam esclarecer os pais e a sociedade sobre algumas questões que tendem a surgir diariamente. 

Share