4ª EDIÇÃO DAS MINI JORNADAS DO AMBIENTE ARRANCA COM CICLO DE CONFERÊNCIAS

Sábado, 02 Junho, 2018 | Fonte: CMVP

Cerca de três dezenas de pessoas estiveram presentes no ciclo de conferências da 4ª. edição das Mini Jornadas do Ambiente: O Mar que Respiramos ontem, dia 1 de junho, pelas 20h30, na sala polivalente D. Ximenes Belo na Biblioteca Municipal.

Esta é uma iniciativa do Município de Vila do Porto, realizada em parceria com o Parque Natural da Ilha de Santa Maria, integrada no Programa Bandeira Azul (PBA), na Campanha Açores Entre Mares e nas comemorações do Dia Internacional do Ambiente.

Na sessão de abertura, Ricardo Sousa, Vereador com o pelouro da Intervenção Ambiental, além dos habituais cumprimentos, realçou que "não se demitindo das suas funções, a autarquia tem um papel fundamental na sensibilização e atuação terrena de uma série de atividades ambientais que para além de envolverem grupos de ativos e pessoas empenhadas tem a nobre missão de educar as pessoas que formam a nossa comunidade e onde estão inseridas". Enalteceu, também, o esforço que o Município de Vila do Porto faz para que se mantenham, ano após ano, os galardões de Bandeira Azul, a recolha de resíduos e a sua correta deposição no Centro de Processamento e parcerias com as Juntas de Freguesia no sentido de responsabilizar todos/as nesta árdua tarefa.

A moderadora Profª. Carmen Rego, não deixou de referir a importância que este tipo de eventos creditados tem no panorama escasso de formação contínua para professores na ilha de Santa Maria, reforçando o facto dos/as professores/as serem um importante aliado na sensibilização e informação à população de uma forma preventiva, uma vez que formam os adultos de amanhã.

O painel contou com a presença da Dra. Ana Filipa Sobral (Island Sharks/Observatório do Mar dos Açores), da Dra. Yasmina Rodríguez (Departamento de Oceonagrafia e Pescas da Universidade dos Açores - Campus da Horta) e o Dr. Gilberto Carreira (Direção Regional dos Assuntos do Mar).

No discurso da sessão de encerramento, a Dra. Rita Câmara, Diretora do Parque Natural de Ilha de Santa Maria, destacou as inovações que foram feitas na estrutura das Mini Jornadas do Ambiente nesta 4ª edição, no sentido deste evento ser mais apelativo para a comunidade em geral e para os/as docentes. Distinguiu, ainda, o papel destes na árdua tarefa de educar, informar, sensibilizar e prevenir a comunidade envolvente para a importância e influência que o mar tem na nossa vida ao nível mais básico, uma vez que este produz oxigénio para a vida na Terra do que as florestas. Por fim, destacou o trabalho que o Parque Natural de Ilha faz diariamente na questão da preservação e proteção ambiental, bem como, o investimento que é feito nas atividades de educação ambiental como forma de mudar o futuro.

O Município de Vila do Porto espera que este tipo de eventos formativos seja aproveitado por todos/as no sentido de enriquecimento pessoal, profissional e académico, bem como uma forma de consciencializar e mudar mentalidades na preservação do meio ambiente. 

Share