FESTAS DE SÃO JOÃO E I BIENAL AGRO COMERCIAL ARRANCAM HOJE EM VILA DO PORTO

Quinta, 21 Junho, 2018 | Fonte: CMVP

A abertura oficial das Festas de São João e da I Bienal Agro Comercial realizou-se hoje, dia 21 de junho, no espaço de conferências do antigo campo de futebol municipal. Contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Carlos Rodrigues, do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, Engº. João Ponte, do Presidente da Associação Agrícola de Santa Maria, Eng.º Duarte Moreira, do Presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Professor Mário Fortuna e o Presidente da ARCOA, Aníbal Moura.

Todo o evento resulta de uma organização conjunta entre o Município de Vila do Porto, o Governo Regional dos Açores, a Associação Agrícola de Santa Maria, a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada – São Miguel e Santa Maria e a ARCOA – Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos da Ilha de Santa Maria. Contou com os patrocínios da transportadora Transinsular, da empresa J. Costa & Filhos, do Novo Banco dos Açores, da Fábrica de Blocos Teodoro, da empresa Mascote Wine e da empresa Agostinho Coelhos e Filhos Lda e com a parceria do Centro de Estudos e Formação - Ilha do Saber.

Carlos Rodrigues, Presidente do Município, iniciou o seu discurso de abertura realçando que “eventos desta envergadura só são possíveis, em meios como o nosso, quando se unem esforços e se eleva a determinação colocando de parte outros interesses que muitas vezes impedem que se faça mais e melhor em prol das nossas empresas, das nossas gentes e da nossa ilha, de uma forma geral”. Mencionou, ainda, que todo o esforço “só faz sentido porque existiu da parte dos nossos empresários, comerciais e industriais, agrícolas, lavradores, apicultores, associações e serviços uma disponibilidade para participarem e darem corpo e alma ao proposto”.

Para Carlos Rodrigues “desistir não faz parte da nossa agenda, mas não basta. É preciso continuar. É preciso estarmos juntos. É preciso puxarmos a corda para o mesmo lado. Podemos ter algumas discordâncias, que é normal entre gente civilizada, agora uma coisa é certa, os objetivos que julgo todos queremos para a nossa terra não podem ser assim tão dispares”.

No final do seu discurso, Carlos Rodrigues fez os devidos agradecimentos a todos/as quanto se esforçaram para que tudo estivesse em conformidade no arranque, focando especialmente os/as colaboradores/as da Autarquia “pelo empenho que colocam em todas as tarefas”.

Houve, também, lugar a uma homenagem conjunta entre a Associação Agrícola de Santa Maria e a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas ao Eng.º Humberto Manuel Nunes de Melo pelo homem, profissional e pessoa que é e por tudo aquilo que deu em prol da agricultura de Santa Maria. Carlos Rodrigues aproveitou para enaltecer o percurso do homenageado pela sua passagem pela Câmara Municipal de Vila do Porto enquanto Autarca, evidenciando que as homenagens devem ser feitas em vida, como foi o caso desta.

A abertura das festividades foi enriquecida com uma largada de pombos e com a atuação da Charanga dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria. A animação musical conta ainda com o grupo de Danças e Cantares Almagre e dos artistas Manel e Romeu (São Miguel).

Share