DESENVOLVIMENTO LOCAL EM DISCUSSÃO NO PRIMEIRO DIA DAS FESTAS DE SÃO JOÃO

Sexta, 22 Junho, 2018 | Fonte: CMVP

O Desenvolvimento Local esteve em discussão no primeiro dia das Festas de São João, sendo esta iniciativa da responsabilidade da Associação Agrícola de Santa Maria (AASMA).

Na mesa redonda, que pretendia discutir qual o contributo da agricultura, turismo e ambiente para o desenvolvimento local, estavam presentes José Henrique Costa, empresário ligado ao ramo dos transportes marítimos, Engº. Emanuel Veríssimo, Diretor de Serviços da Conservação da Natureza e Sensibilização Ambiental da Direção Regional do Ambiente, Carlos Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Carlos Oliveira, em representação da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas.

Carlos Rodrigues, Presidente do Município, na sua participação destacou o inúmero potencial que as paisagens tradicionais da agricultura, lavoura e pecuária tem na atração de turistas até às ilhas, em especial, até Santa Maria.

Alertou, também, para as questões ambientais de deposição de resíduos nas pastagens, que levam a um empobrecimento da paisagem, bem como à colocação indevida de vários tipos de resíduos nos contentores de deposição comum que aumentam a fatura dos resíduos indiferenciados nos Centros de Processamento de Resíduos, verba esta que tem um peso grande nos orçamentos municipais.

Para Carlos Rodrigues, o setor do Turismo Rural, em todas as suas variantes, beneficia da agricultura e da pecuária, bem como, no caso da ilha de Santa Maria, do povoamento disperso. Esta fórmula, associada a produtos gastronómicos locais de qualidade e ao contato direto com a comunidade rural é a receita para enriquecer a experiência que cada turista leva consigo. Por fim, Carlos Rodrigues deixou para reflexão a necessidade de melhores acessibilidades para pessoas e bens no sentido de haver realmente desenvolvimento local.

Share