MUNICÍPIO RECORDA VIVÊNCIAS DO ANTIGAMENTE COM DESFILE ETNOGRÁFICO

Segunda, 13 Agosto, 2018 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto promoveu, oito anos depois, um desfile etnográfico que teve o objetivo de recordar as vivências do antigamente na ilha de Santa Maria. A última iniciativa realizada pelo Município data de 2010 e realizou-se nas Festas de São João.

O cortejo apresentado não seria possível sem a parceria fundamental de todas as Juntas de Freguesia da ilha, que se mostraram disponíveis desde o primeiro momento para desenvolver a ideia. A par destas, foram inúmeras as entidades locais e particulares que aceitaram fazer parte deste momento muito especial para todos/as.

Foram cerca de 25 os quadros representativos apresentados. O cortejo foi aberto pelos serviços da Câmara Municipal de Vila do Porto com a reprodução de uma secretaria antiga, os serviços de água, de pintura, o calceteiro e os varredores de rua. A freguesia de Almagreira trouxe os utensílios utilizados na leitaria e queijaria antiga, a construção da Viola da Terra e colheres de pau, a olaria e a Charrete. A freguesia de Santa Barbara levou uma representação da escola primária antiga, as costureiras e a desfolhada. A freguesia de Santo Espírito apresentou um quadro da serração braçal. A freguesia de São Pedro homenageou a Tia Esperança com a representação da sua mercearia, taberna e posto dos correios, tendo levando, também, o sapateiro, o pescador e a mulher a ir buscar água à fonte. A freguesia de Vila do Porto presentou com o cortejo do Divino Espírito Santo e a representação de inúmeras atividades económicas como o padeiro, o caiador, o pastor de ovelhas, as fiadeiras de lã e os pescadores.

O Município de Vila do Porto regista pela positiva todo o envolvimento, enaltecendo todo o empenho, trabalho e motivação empregue em cada quadro representativo por todos/as, esperando que esta iniciativa tome forma em futuras edições das festas “15 de Agosto” com o envolvimento de toda a comunidade.

 

Share