EXPOSIÇÃO E HOMENAGEM AO “ENG.º EMILIANO COSTA – UM REVOLUCIONÁRIO EM SANTA MARIA” NO QUARTO DIA DAS FESTAS 15 DE AGOSTO

Quarta, 15 Agosto, 2018 | Fonte: CMVP

13 de Agosto fica marcado como a data da homenagem ao Eng.º Técnico Agrário António Emiliano Costa. Esta homenagem promovida pelo Município de Vila do Porto vem no seguimento da proposta de um grupo de cidadãos residentes no Concelho, tendo merecido a aprovação unanime de todos/as, tanto em sede da Reunião de Câmara de 15 de junho, como em sede da terceira reunião ordinária da Assembleia Municipal de 29 de junho.

António Emiliano Costa, Engenheiro Técnico Agrário, chegou a Santa Maria em 1955 para administrar os Serviços Florestais da Ilha. Teve um importante papel na sua organização, construção e recuperação de imóveis, infraestruturas de abastecimento de água e, sobretudo, florestação do Concelho. Deixou Santa Maria por volta de 1967.

A cerimónia de homenagem, que contou com a presença da filha do Eng.º Emiliano Costa, Drª. Margarida Portugal, foi complementada ainda com uma exposição de fotografia e documentação sobre esta individualidade e seu trabalho na ilha de Santa Maria, patente nos claustros superiores da Câmara Municipal.

O material que compõe a exposição, intitulada “Eng.º Emiliano Costa – Um Revolucionário em Santa Maria”, foi cedido pela filha do homenageado que tomou conhecimento dessa intenção e apoiou desde o primeiro momento a sua concretização. Segundo nota de Rosélio Reis, um dos impulsionadores da iniciativa, as fotografias apresentadas são da autoria do Eng.º Emiliano Costa e são o resultado de uma busca no “baú das recordações da sua família” por parte da filha.

No discurso de homenagem proferido por Carlos Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, além do habitual agradecimento a todos/as os/as presentes, realçou que é inegável que existia uma Santa Maria antes e uma Santa Maria depois do Eng.º Emiliano Costa, possível de comprovar em todos os quadros apresentados. Referiu, também, que é dever e obrigação da Câmara Municipal e de quem por aqui anda, devidamente indigitado pelo povo, de receber as propostas que nos fazem chegar e atender à vontade geral. Concluiu dizendo que o momento é de extrema relevância, agraciado pela presença da filha do homenageado.

O Município de Vila do Porto ofereceu à filha do Eng.º António Emiliano Costa uma placa de prata do Município com uma gravação e um diploma, uma forma simbólica de recordar o momento.

Existe por parte do Município, também, a proposta de alteração do nome da Reserva de Recreio Florestal de Valverde para «Reserva de Recreio Florestal António Eng.º Emiliano Costa», que carece de aprovação da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas - Direção Regional dos Recursos Florestais.

Share