SALÃO NOBRE RECEBE LANÇAMENTO DO LIVRO “SANTA MARIA DOS ANJOS” DE ARMANDO MOREIRA

Quinta, 16 Agosto, 2018 | Fonte: CMVP

O Salão Nobre do Município recebeu, no último dia de festas, o lançamento do livro “Santa Maria dos Anjos” de Armando Moreira, numa edição da Associação Escravos da Cadeinha.

A apresentação do livro iniciou-se com um pequeno vídeo culminando o fim da história com uma encenação no próprio Salão Nobre. Depois desta abertura, coube a Emanuel Soares, antigo presidente da Associação Escravos da Cadeinha, a apresentação do livro.

“Este era o livro que faltava à Associação”, afirmou Emanuel Soares, tendo destacado a relação profícua entre esta e Armando Monteiro, quer na preservação do conhecimento do lugar dos Anjos em livros, quer nas reconstituições históricas, momentos únicos e de extremo valor pela homenagem “àqueles que no passado construíram o futuro e moldaram o nosso presente”.

António Braga, atual presidente da Associação Escravos da Cadeinha, além dos habituais agradecimentos às entidades que apoiam a associação que dirige, realçou que o modelo adoptado pela Associação de fazer as reconstituições de dois em dois anos e de no interregno destas lançar as bases da história para a próxima reconstituição permite a salvaguarda e preservação para memória futura do conhecimento demonstrado em encenação.

Armando Moreira, autor do livro, reforçou que a fição apresentada tem um fundo de verdade, fruto das inúmeras pesquisas que fez e é de todas a mais profunda, uma vez que retrata a história da primeira escrava da cadeinha: Benedita. “A memória de um povo é a sua história. Eu e os Escravos da Cadeinha temos contribuído bastante para o enriquecimento a história da Ilha de Santa Maria com as reconstituições e os livros”, afirmou Armando Moreira, tendo ainda divulgado que estão a decorrer gravações da história do primeiro livro, “A Visão de Colombo”, que irão passar na RTP.

Ezequiel Araújo, Vice-presidente do Município de Vila do Porto afirmou que “A Associação tem contribuído para colocar os Anjos no mapa dos Açores”, tendo realçado a importância do trabalho que esta associação tem feito ao longo dos anos, trabalho este acompanhado e apoiado pelo Município. Reforçou ainda que o Município estará sempre de portas abertas para receber este tipo de iniciativas.

 

Share