ÉPOCA BALNEAR 2018 COM BALANÇO POSITIVO POR PARTE DO MUNICÍPIO

Quarta, 19 Setembro, 2018 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto, enquanto entidade gestora das zonas balneares dos Anjos e Praia Formosa, faz um balanço positivo da época balnear de 2018.

Apesar da abertura oficial da época balnear 2018 ter sido estipulada para 14 de junho, o trabalho minucioso de preparação encetado pelo Gabinete de Ambiente do Município permitiu que no dia 1 de junho as zonas balneares da sua responsabilidade estivessem em condições de receber com qualidade e segurança os/as banhistas e visitantes.

Várias são as distinções de qualidade atribuídas às zonas balneares dos Anjos e da Praia Formosa, situação que se consolida ano após ano. O galardão Bandeira Azul, da Associação Bandeira Azul da Europa, o galardão “Qualidade de Ouro” da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza e o galardão “Praia Acessível- Praia para Todos” são exemplos disso mesmo.

O galardão Bandeira Azul, símbolo de qualidade ambiental, é atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras, mediante candidatura, que cumpram os seguintes critérios: informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e equipamentos, segurança e serviços. No âmbito deste programa o Gabinete de Ambiente do Município desenvolveu um conjunto de ações de educação ambiental sob o mote “O Mar que Respiramos”, havendo um esforço acrescido para envolver outros serviços internos da Autarquia e entidades externas no desenvolvimento de ações inovadoras e capazes de alcançar um público o mais heterógeno possível.

O galardão “Qualidade de Ouro” da Quercus, atribuído a todas as zonas balneares do Concelho, revela que o histórico de qualidade da água balnear nos últimos cinco anos foi de nível excelente na ilha de Santa Maria. O galardão “Praia Acessível- Praia para Todos” atribuído à zona balnear dos Anjos, única no contexto do concelho, revela que esta zona balnear é a que apresenta condições para a usufruição do espaço por pessoas com mobilidade condicionada.

Destaca-se, de igual forma, todo o investimento feito pelo Município na formação de novos Nadadores Salvadores, ou reciclagem de conhecimentos, antes da abertura oficial da época balnear, bem como o investimento em novos equipamentos de salvamento, sendo reconhecido todo o trabalho desenvolvido pela ANSA - Associação de Nadadores Salvadores dos Açores, entidade contratada para assegurar os serviços de vigilância e assistência a banhistas, quer do ponto de vista do dispositivo de segurança montado, quer sob o ponto de vista da ausência total de incidentes graves durante a época balnear.

Paralelamente, e ao nível dos investimentos, foi notório por parte do Município o investimento em equipamentos que possibilitam uma conciliação da vida familiar com o lazer, especialmente para famílias com crianças de colo, com a colocação de fraldários nas zonas balneares da sua responsabilidade.

As excelentes condições de limpeza e higiene nas zonas balneares (instalações sanitárias, gestão dos resíduos nos espaços envolventes às zonas balneares), mantidas por uma equipa de colaboradores/as do Município destacada para o efeito, mereceram reparos positivos de quem nos visita, contribuindo para uma imagem positiva da Ilha.

Para Ricardo Sousa, vereador com o pelouro da gestão e intervenção ambiental, a preparação de cada época balnear e o esforço e empenho de todos/as os/as colaboradores/as do Município são os ingredientes chave para a obtenção de resultados de excelência, reconhecidos além-fronteiras que, em complemento com o forte investimento que tem vindo a ser feito pela Autarquia ao longo dos anos, garantem qualidade, condições de segurança e limpeza e permitem a minimização de situações anómalas que possam colocar em causa o normal funcionamento dos serviços prestados aos/às munícipes e visitantes.

 

Share