MUNICÍPIO DE VILA DO PORTO PROMOVE IV ENCONTRO “CIDADANIA E IGUALDADE”

Terça, 16 Outubro, 2018 | Fonte: CMVP

A Sala Polivalente D. Ximenes Belo da Biblioteca Municipal de Vila do Porto recebeu durante o dia de ontem a 4.ª edição do encontro “Cidadania e Igualdade”, atividade que marca o arranque de um conjunto de atividades programadas pelo Município para assinalar o Dia Municipal para a Igualdade 2018.

Ezequiel Araújo, Vice-presidente da Câmara Municipal, no seu discurso de abertura fez uma breve resenha do que se tem vindo a desenvolver desde a parceria que o Município de Vila do Porto assumiu com a Comissão para a Cidadania e Igualdade (CIG) e enumerou ainda algumas das atividades que tem vindo a ser promovidas, e com o total apoio do Município, no âmbito do 1.º Plano Municipal para a Promoção da Cidadania, Igualdade de Género e Não Discriminação no concelho de Vila do Porto 2017-2018.

Nelson Silveira, Conselheiro Local para a Igualdade, realçou a grande importância que o evento tem para o Município e comunidade em geral, alertando que ainda existe um longo caminho a ser percorrido no que diz respeito às questões da igualdade de género, cidadania e não discriminação.

As conferências ficaram a cargo de Rosa Oliveira, representante da CIG, e de Carla Cerqueira, investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho e professora auxiliar da Universidade Lusófona do Porto.

Rosa Oliveira apresentou a “Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação Portugal + Igual 2018-2030”, que se traduz essencialmente em três planos basilares, nomeadamente o “Plano Nacional de Ação para a Igualdade entre Mulheres e Homens”, o “Plano Nacional de Combate à Violência contra Mulheres e Violência Doméstica” e ainda o “Plano de Combate à Discriminação em razão da Orientação Sexual e Identidade de Género”.

Carla Cerqueira pronunciou-se acerca de “Como Comunicar a Igualdade de Género: Comunicação Estratégica e Organizacional das Temáticas da Igualdade de Género na Atualidade das Políticas Locais” e da “Participação das Mulheres nos Média”, numa abordagem inédita das temáticas na ilha de Santa Maria.

O Município de Vila do Porto espera que este tipo de iniciativas que tem um caráter formativo, de informação e de sensibilização grande, sejam o mote para uma maior tomada de consciência por parte da comunidade local, promovendo-se as condições para uma mudança de comportamentos futura.

Share