VILA DO PORTO ALIA-SE ÀS COMEMORAÇÕES DO DIA MUNICIPAL PARA A IGUALDADE

Quarta, 24 Outubro, 2018 | Fonte: CMVP

Comemora-se hoje, dia 24 de outubro, o Dia Municipal para a Igualdade.

De norte a sul do País e Regiões Autónomas o tema da Igualdade, Cidadania e Não-discriminação domina a agenda política e sociocultural, estando inseridos nestas comemorações 72 concelhos, que contabilizam mais de 190 iniciativas, dinamizadas por mais de 300 organizações e estando previstos/as mais de 50.000 participantes.

O Município de Vila do Porto alia-se, assim, às comemorações do Dia Municipal para a Igualdade com várias iniciativas inscritas na Agenda Nacional do Dia Municipal para a Igualdade (anexo), iniciativa que conta com a sua 9.ª edição, da responsabilidade da associação ANIMAR.

Das iniciativas locais já realizadas e integradas neste dia, recorda-se o IV Encontro Cidadania e Igualdade, realizado a 15 de outubro e que contou com a presença da Comissão Para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). Paralelamente, encontra-se patente na Biblioteca Municipal a mostra bibliográfica sobre os temas da cidadania, igualdade e não-discriminação.

Previsto para o dia de hoje está a Hora do Conto “QUANDO FOR GRANDE…quero ser pai!, uma história de Susana Teles Margarido, que vai ser dinamizada pela equipa da Biblioteca Municipal entre as 16h30 e as 18h00 para crianças entre os 5 e 10 anos.

Numa parceria entre o Município de Vila do Porto, sob responsabilidade do Conselheiro Local para a Igualdade, e a Associação Juvenil da Ilha de Santa Maria – AJISM, será distribuído pelas ruas e espaços de Vila do Porto um flyer alusivo ao Dia Municipal para a Igualdade, iniciativa simbólica que visa dar a conhecer o dia e o trabalho realizado pelo Município nesta área.

A caminhada pela igualdade e pintura de mural alusivo ao Dia Municipal para a Igualdade, previstas para o dia de hoje, não serão realizadas pelo facto de as condições atmosféricas não permitirem. Desta forma, a atividade será realizada em data posterior.

Relembra-se que a área da Cidadania, Igualdade e Não-discriminação é uma área que tem tido um investimento grande por parte do Município desde 2015, aquando da assinatura do protocolo de cooperação entre este e a CIG.

Destaca-se que o Município foi um dos primeiros ao nível da Região Autónoma dos Açores a nomear um Conselheiro Local para a Igualdade, a apresentar o Plano Municipal para a Igualdade, exigência presente na Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, e recentemente a criar um pelouro direcionado para estes assuntos (pelouro da participação e cidadania).

 

Share