COLECTIVO EM CENA APRESENTA "UM GESTO POR OUTRO" NA 1.ª ED. DO FÓRUM DA CULTURA

Quinta, 01 Novembro, 2018 | Fonte: CMVP

O grupo de teatro mariense ColeCtivo Em Cena apresentou no passado dia 30 de outubro na Biblioteca Municipal de Vila do Porto o seu mais recente trabalho teatral “Um Gesto Por Outro”, iniciativa que abriu a semana cultural integrada na 1.ª edição do Fórum da Cultura.

“Um Gesto por Outro” é uma das sete cenas que compõe “Uma peça por outra” do poeta e dramaturgo francês Jean Tardieu. Conforme informação disponibilizada aos/às participantes, o texto procura questionar os limites da convenção e linguagem teatral ao mesmo tempo que as satiriza, despertando mais dúvidas que certezas, nesta que é uma das caraterísticas do Teatro do Absurdo, movimento teatral surgido no pós-guerra, numa sociedade em que as catarses das narrativas oficiais já não se referiam, correspondiam ou explicavam a realidade.

Segundo toda a equipa, “Um Gesto Por Outro” abre as portas para a pluralidade de comportamentos e emoções através de uma série de acontecimentos absurdos aos nossos olhos educados dentro de uma cultura, que aos olhos do Outro, talvez seja ela mesmo bastante estranha.

A peça de teatro, que teve a sua estreia no passado mês de maio, contabiliza 4 edições no Espaço Em Cena, uma digressão com salas cheias pela Ilha de São Miguel com a atuação no ARQUIPELAGO - Centro de Artes Contemporâneas e no Cine Teatro de Rabo de Peixe e, mais recentemente, a apresentação na Freguesia de Santo Espírito e na Freguesia de Almagreira.

“Um Gesto Por Outro” contou com a encenação de Stella Garcia; atuação de Daniela Braga, Gabriela Barata, Jorge Carreiro, Margarida Rosa, Paulo Ramalho e Rosa Melo; cenografia e iluminação de Victor Faria e Stella Garcia; produção executiva de Laurinda Sousa e arte gráfica de Catarina Limão.

Em complemento a esta atuação, e pela primeira vez, o grupo de teatro ColeCtivo Em Cena abriu portas aos bastidores dos seus ensaios no dia 31 de outubro entre as 13h30 e as 15h00 para mostrar aos/às mais curiosos/as como foram construidas as personagens. Foi demonstrado como a técnica do Círculo Neutro foi fundamental para a construção de cada personagem, no qual a valorização é dada mais aos impulsos inconscientes do que à razão.

O Município de Vila do Porto realça a grande importância deste tipo de grupos e movimentos que trazem a riqueza cultural na forma do teatro à ilha de Santa Maria e agradece a pronta disponibilidade do grupo ColeCtivo Em Cena em marcar presença na 1.ª edição do Fórum da Cultura.

 

Share