MUNICÍPIO, SDASMA E JUNTAS DE FREGUESIA UNIDOS NO COMBATE AOS ROEDORES

Quinta, 01 Novembro, 2018 | Fonte: CMVP

Entre 29 e 31 de outubro, o Município de Vila do Porto e o Serviço de Desenvolvimento Agrário de Santa Maria (SDASMA) promoveram três sessões informativas e de esclarecimento sobre o combate a roedores com a presença da Engª. Alexandra Carvalho e Cunha da Direção dos Serviços da Agricultura. Toda a população mariense pôde, de uma forma descentralizada e gratuita, assistir a estas sessões nas freguesias de Santo Espírito, Almagreira e Vila do Porto. Em foco esteve o controlo de roedores e as formas mais adequadas de aplicação de rodenticidas.

Paralelamente, o Município de Vila do Porto cedeu a todas as Juntas de Freguesia 500 estações rateiras e rodenticida, marcando o arranque da 2.ª fase deste projeto, prevista e planeada no inicio de 2018, cujo objetivo será o de monotorização, combate e eliminação dos roedores nos espaços públicos.

Ricardo Sousa, Vereador com o pelouro da Gestão e Intervenção Ambiental, responsável pela coordenação deste trabalho ao nível do Município de Vila do Porto, considera que as ações desenvolvidas mostram que quando existe um trabalho conjunto e em prol do mesmo objetivo por todos/as é possível aumentar exponencialmente os resultados alcançados com um esforço equilibrado entre as partes. Reforça, ainda, que a salvaguarda da qualidade da saúde pública da ilha de Santa Maria e a proteção das culturas agrícolas de efeitos nefastos desta praga deverá ser uma missão para toda a comunidade e em especial para as entidades públicas.

O Município de Vila do Porto regista pela positiva todo o envolvimento das entidades locais e comunidade em geral na resolução deste flagelo, mostrando a sua inteira disponibilidade para manter as parcerias firmadas este ano e estabelecer novas.

 

Share