CULTURA, ASSOCIATIVISMO E PATRIMÓNIO EM DESTAQUE NA PRIMEIRA EDIÇÃO DO FÓRUM DA CULTURA

Segunda, 05 Novembro, 2018 | Fonte: CMVP

A cultura, o associativismo e o património estiveram em destaque na 1.ª edição do Fórum da Cultura, evento que se realizou no passado sábado, dia 3 de novembro, na sala polivalente D. Ximenes Belo da Biblioteca Municipal de Vila do Porto.

Foram mais de 60 os/as participantes que não deixaram passar a oportunidade de refletir sobre questões que influenciam a vida da comunidade e o próprio desenvolvimento da ilha de Santa Maria, quer a nível cultural, como social, económico ou mesmo turístico. Regista-se uma participação nos debates muito boa com contributos muito ricos e sugestões pertinentes para o futuro.

Os dois painéis do evento foram construídos no sentido de serem espaços de conhecimento, reflexão e debate, numa envolvência notória com o movimento associativo cultural da ilha e a tendência mais recente do movimento associativo que trabalha e se envolve sobre o património cultural. Destaca-se, ainda, a riqueza nas intervenções de Bárbara Ramalho sobre o projeto Espaço Em Cena, uma iniciativa privada que se baseia num sentido de responsabilidade social muito elevado, retribuindo à comunidade o que ela dá em forma de arte e cultura; de Célia Pereira, Presidente da CRESAÇOR – Cooperativa Regional de Economia Solidária, que mostrou que os projetos culturais podem e devem ser sustentáveis, devendo ser encarados, cada vez mais, como uma forma de elevar as pessoas de situações de pobreza e exclusão e de Paulo Macedo, arquiteto e sócio-gerente Macedo Arquitetos, que apresentou toda a base histórica e de investigação que o Plano de Pormenor de Salvaguarda e Valorização da Zona Histórica de Vila do Porto assenta.

Além do conjunto de palestras associado ao Fórum, foi possível aos/às participantes experienciar a gastronomia de Istra, uma península na Europa dividida entre a Croácia, a Eslovénia e a Itália, através do jovem Chef Filipe Matjaz, numa iniciativa incluida no Festival Sete Sóis Sete Luas.

O Município de Vila do Porto agradece a todos/as os/as que, desde o primeiro momento, aceitaram o desafio de participar ativamente na semana cultural inserida na primeira edição do Fórum da Cultura, bem como a todos/as os/as colaboradores/as do Município que com o seu profissionalismo e competência, elevaram todo o evento.

Consoante a estratégia para a área da cultura, o Município prevê a continuidade do evento em 2020.

 

Share