ROTEIRO DO PATRIMÓNIO IMÓVEL DE VILA DO PORTO JUNTA MEIA CENTENA DE PARTICIPANTES

Segunda, 05 Novembro, 2018 | Fonte: CMVP

O roteiro do Património Imóvel de Vila do Porto, realizado ontem, dia 4 de novembro, juntou cerca de meia centena de participantes.

A caminhada, guiada pelo antropólogo Paulo Ramalho, iniciou-se no Forte de São Brás e passou por inúmeros pontos de interesse histórico da primeira vila dos Açores. Houve também a possibilidade de entrada em alguns edifícios, como a ermida de Nossa Senhora da Conceição, a Biblioteca Municipal, o polo de Vila do Porto do Museu de Santa Maria, a Igreja Matriz, o Recolhimento de Santa Maria Madalena e o Convento de São Francisco, atual edifício da Câmara Municipal. O percurso terminou na “casa do padre Manuel”, habitação que se situa em frente ao restaurante Garrouchada.

Durante todo o percurso houve oportunidade de consolidar conhecimentos apreendidos no dia anterior, dia 3 de novembro, durante a apresentação do arquiteto Paulo Macedo, conjugado com outras informações históricas de interesse para o roteiro e algumas informações relacionadas com a rota dos corsários.

Todos/as os/as participantes tiveram a oportunidade de almoçar “sopas do império”, a título gratuito, confecionadas pelo Agrupamento de Escuteiros de Santa Maria, que desafiados pelo Município, realizaram um almoço de angariação de fundos para as suas atividades.

O Município de Vila do Porto agradece toda a disponibilidade e empenho do guia Paulo Ramalho e do Agrupamento de Escuteiros de Santa Maria na concretização das iniciativas, bem como a todas as entidades e instituições que abriram portas para que os/as participantes do Roteiro pudessem ver as riquezas patrimoniais que tem sob a sua alçada.

Share