“DIA DAS MONTRAS” EM VILA DO PORTO ATRAIU CENTENAS DE PESSOAS À RUA

Segunda, 10 Dezembro, 2018 | Fonte: CMVP

O “Dia das Montras 2018”, que marcou o inicio das iluminações festivas pela artéria principal de Vila do Porto, realizado no passado sábado, dia 8 de dezembro, atraiu centenas de pessoas, contando com uma programação cheia de iniciativas de animação cultural e musical variada, as habituais tasquinhas de “comes e bebes”, atrações para os/as mais pequenos/as.

A abertura da noite foi feita pelo Clube Motard de Santa Maria, com o desfile de motas dos/as seus/as sócios/as, seguido do desfile de Tratores, iniciativa promovida pelo Snack Bar “A Moagem” e do desfile da Charanga dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria. A Banda Recreio Espirituense animou as ruas com músicas natalícias num desfile que reuniu cerca de 30 elementos deste agrupamento.

Registou-se uma grande afluência ao concurso e exposição das “Árvores de Natal Recicladas”, uma iniciativa do Gabinete de Ambiente do Município que contabilizou apenas na primeira hora mais de uma centena de votações, bem como à exposição de Presépios Reciclados do Centro Cultural, Recreativo e Desportivo do Pessoal da Câmara Municipal.

Vários espaços fechados de Vila do Porto ganharam vida e dinâmica durante a noite do dia 8 de dezembro. Os Armazéns Lisboa, os Melos Lda e a Sapataria Timóteo receberam o projeto “Montras Vivas”, da autoria de Bárbara Ramalho, que contou com as atuações dos/as alunos/as da Escola de Dança do Espaço Em Cena. Outro espaço que ganhou vida foi o quiosque do Jardim Municipal com a mercearia “Manel a Granel”, projeto da responsabilidade do Gabinete de Ambiente do Município de Vila do Porto que pretendeu chamar a atenção para a forma como as mercearias eram montadas antigamente, uma iniciativa inscrita na 10.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos cujo objetivo era sensibilizar para a redução de plástico nos produtos alimentares.

Os degraus do Jardim Municipal receberam o grupo de teatro ColeCtivo Em Cena numa adaptação do poema de António Gedeão “Dia de Natal” que contou com a atuação de Aurélio Sousa, Daniela Braga, Gabriela Barata, Laurinda Sousa, Margarida Rosa, Paulo Ramalho, Rosa Melo e encenação de Stella Garcia.

A praça do Mercado Municipal contou com a presença do Pai e da Mãe Natal para as fotografias que fizeram as delicias de miúdos e graúdos.

O 22.º Concurso de Montras, promovido pela Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada – Delegação de Santa Maria contou com quinze montras a concurso. Este concurso tem como principal objetivo criar de condições excecionais de promoção do Comércio Local, ao chamar a atenção da população para a variedade e qualidade dos produtos habitualmente comercializados na ilha de Santa Maria.

O programa foi enriquecido com a Feira de Artesanato de Natal dos/as artesãos/ãs marienses, promovida pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato, o concerto acústico da turma de violas da terra da Escolinha da Maré no Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo, numa iniciativa do Parque Natural de Santa Maria em parceria com o Geoparque Açores e a Associação Cultural Maré de Agosto.

A noite fechou com chave de ouro com os concertos de Ernesto Sousa e Roberto Freitas, ao pé da Caixa Geral de Depósitos e de Isabel Mesquita e Paulo Cunha, ao pé dos Melos Lda.

O Município de Vila do Porto, a Junta de Freguesia de Vila do Porto e a Delegação de Santa Maria da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada registam pela positiva todo o investimento realizado, bem como o formato descentralizado de todo o programa que permitiu a circulação de pessoas ao longo da artéria principal de Vila do Porto.

 

Share