Exposição sobre Natália Correia patente na Biblioteca Municipal de Vila do Porto até 28 de fevereiro

Quarta, 30 Janeiro, 2019 | Fonte: CMVP

Decorreu no passado dia 29 de janeiro, terça-feira, a inauguração da exposição “Dança da solidão de mim e de outros – Natália Correia (1923 – 1993): ecos de um arquivo”.

A exposição composta por 20 painéis impressos em lona, patente na sala polivalente D. Ximenes Belo da Biblioteca Municipal de Vila do Porto até ao dia 28 de fevereiro (quinta-feira), está integrada nas comemorações regionais do aniversário de nascimento (90 anos) e morte (20 anos) de Natália Correia.

A Vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Leonor Batista, realçou na abertura da exposição que o Município de Vila do Porto não podia deixar passar a oportunidade de trazer a Santa Maria uma exposição de Natália Correia, possível através interesse da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada (BPARPD) em levar este produto cultural a outras paragens. Esta é, sem dúvida, uma forma da população mariense ter oportunidade de ter acesso a produtos culturais desta Biblioteca Pública sem o transtorno de se deslocar à ilha de São Miguel.

Ainda no âmbito da abertura da exposição, a Vereadora reforçou que para o Município de Vila do Porto cultura é partilha e por essa razão foi lançado o desafio aos/às professores/as no sentido de trabalharem o assunto “Natália Correia” nas suas aulas. O desafio foi aceite pelos/as docentes de português do 9.º ano de escolaridade e pela Biblioteca Escolar.

Os mais de 40 alunos/as que estavam presentes receberam do Professor e Coordenador da Biblioteca Escolar Daniel Gonçalves uma pequena aula sobre Natália Correia, tendo-se evidenciado o contexto social e político como forma de destacar a importância da Mulher, da Ativista e da Poetisa que era Natália Correia. Destacou, também, a alegria que seria para Natália Correia saber que numa inauguração de uma exposição sobre si tinha tantos/as jovens a ouvi-la numa declamação do poema “A Defesa do Poeta” e a falar sobre o seu trabalho.

A exposição tem a finalidade de “divulgar textos e documentos, essencialmente arquivísticos, de e sobre Natália Correia na sua relação com os outros, com aqueles que o seu acervo documentos mais parece destacar na ainda fase parcelar de tratamento em que se encontra”, conforme nota da BPARPD.

O Município de Vila do Porto agradece à BPARPD pela abertura em trazer a Santa Maria esta exposição, à Escola Básica e Secundária de Santa Maria, Biblioteca Escolar, Professores/as e jovens do 9.º ano em aceitarem o desafio lançado, que permitiu que esta inauguração fosse mais rica, bem como à equipa da Biblioteca Municipal por todo o empenho na montagem da exposição.

 

Share