Assembleia Municipal de Vila do Porto aprova recomendação à Câmara Municipal para abolir o uso do glifosato

Quarta, 27 Fevereiro, 2019 | Fonte: CMVP

A Assembleia Municipal de Vila do Porto aprovou por unanimidade no decorrer da sua primeira sessão ordinária de 2019 uma recomendação do deputado municipal pelo Bloco de Esquerda para que a Câmara Municipal de Vila do Porto abolisse o uso do glifosato e encontrasse alternativas a este.

Ricardo Sousa, vereador com o pelouro da intervenção e gestão ambiental na Câmara Municipal, reconheceu a grande importância do assunto ao nível ambiental e de saúde pública, tendo informado a Assembleia Municipal que o Município apesar de ainda utilizar este tipo de herbicida tem feito uma redução drástica na quantidade de aplicações realizadas pelos serviços camarários. Reforçou, ainda, que o Município está a concentrar esforços no sentido de substituir a aplicação de glifosato por herbicidas orgânicos.

Carlos Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal, referiu, também, que a solução futura ao problema poderá passar pela monda térmica, mas que a única que existe nos Açores está no concelho de Ponta Delgada, em regime de aluguer, no sentido de se perceber quais os reais efeitos e proveitos do investimento permanente nesse material.

Ficou também registado o exemplo da Junta de Freguesia de Santa Bárbara quanto a este assunto, sendo uma das quatro juntas de freguesia da Região Autónoma dos Açores que aboliu por completo o glifosato, enquadrada no programa da QUERCUS “Autarquias Sem Glifosato/Herbicidas”.

 

Share