Little America de Marc Weymuller esgota sala da Biblioteca Municipal de Vila do Porto

Sábado, 02 Março, 2019 | Fonte: CMVP

O filme Little America de Marc Weymuller esgotou ontem, dia 1 de março, a sala polivalente D. Ximenes Belo da Biblioteca Municipal, naquela que é a primeira exibição na ilha de Santa Maria. Presentes estiveram mais de uma centena de pessoas, entre as quais intervenientes diretos na longa metragem, familiares e curiosos/as em geral.

A sessão esteve enquadrada na 4.ª edição dos Encontros Daniel de Sá que escolheram a ilha de Santa Maria para desenvolver a sua primeira viagem além-fronteiras da ilha de São Miguel.

Marc Weymuller, presente nesta exibição, direcionou as suas primeiras palavras para agradecer a todas as entidades que permitiram que pudesse estar em Santa Maria a mostrar o seu trabalho, sendo visível a felicidade pela afluência da comunidade mariense ao evento. Referiu, também, que o filme Little America é uma homenagem expressa a Daniel de Sá e à ilha que o viu crescer e formar os seus valores, reforçando que teve o prazer de conviver e relacionar-se com ele, embora por pouco tempo, daí, também, a árdua tarefa de finalizar o filme sem ele. Continuou elogiando e agradecendo à Elsa Bettencourt o facto de ter sido um pilar importante na finalização do trabalho, numa junção de histórias autobiográficas e ficcionais.

Elsa Bettencourt, que assume um papel presente em toda a metragem como narradora de uma história que também é a sua, mas mais do que sua é partilhada por uma ilha inteira, leu um texto do realizador que considerou ser digno de ser partilhado no inicio da exibição (https://www.letempestaire.com/littleamericapt), finalizando com palavras de grande satisfação pelo facto de ter tido a oportunidade de dar o seu cunho a este trabalho.

A Biblioteca Municipal tem disponível um exemplar de DVD para todos/as quantos/as quiserem ver ou rever o filme, uma oferta do realizador. Tem, também, a pedido do realizador, algumas cópias para venda.

 

Share