Conferência sobre “Pesca na Ilha” realizada em Santa Maria

Terça, 02 Abril, 2019 | Fonte: CMVP

Realizou-se no passado dia 29 de março, no Hotel Santa Maria, a conferência intitulada “Pesca na Ilha”, numa organização da Direção Regional das Pescas, em parceria com o Município de Vila do Porto, a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada e a Associação de Pescadores de Santa Maria. 

Ezequiel Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, referiu na sessão de abertura da conferência, que ao Município não está acometida a responsabilidade de definir a estratégia neste domínio, mas que está atento e sempre disponível, a exemplo do que acontece nas mais diversas áreas, para estabelecer parcerias e ser colaborante em todas as iniciativas que visem melhorar o rendimento, neste caso dos pescadores, bem como a valorização do nosso pescado. 

Embora o principal objetivo, conforme referido por Luís Rodrigues, Diretor Regional das Pescas, fosse a centralização na importância de que a Veja se pode revestir enquanto imagem de marca como prato de referência na gastronomia a disponibilizar pela nossa restauração, também foram abordados vários temas relacionados com o setor das pescas regional.

José Resendes, Presidente da Associação de Pescadores de Santa Maria, abordou, entre outros, a possibilidade de transformar a Veja em filetes, mas para tal seria necessário a aquisição de uma máquina especifica para o efeito, dando como exemplo outros projetos, nomeadamente na ilha do Pico, em que estão a transformar o pescado em filetes e abastecer as ilhas do Pico e Faial.

Coube a Aida Amaral, Diretora do Hotel Santa Maria, a intervenção destinada à Restauração onde se focou na importância de que a gastronomia se reveste para o setor do Turismo, apresentando alguns exemplos concretos.

Após o período de discussão, passou-se à fase da degustação de vários produtos, muito bem-apresentados, todos confecionados à base da Veja.

Share