Santa Maria irá receber o II Encontro-Debate “Valorização da Paisagem Vitivinícola de Santa Maria” a 10 e 11 de maio na Biblioteca Municipal

Segunda, 29 Abril, 2019 | Fonte: CMVP

A ilha de Santa Maria irá receber o II Encontro-Debate “Valorização da Paisagem Vitivinícola de Santa Maria” nos próximos dias 10 e 11 de maio (sexta-feira e sábado) na Biblioteca Municipal de Vila do Porto, uma iniciativa do Município de Vila do Porto em parceria com a SustainAzores e a Universidade dos Açores, e com a colaboração do Parque Natural de Ilha, do Serviço de Desenvolvimento Agrário de Santa Maria e da Azores Wine Company. Relembramos que a génese deste projeto colaborativo se deu no passado mês de outubro, num encontro onde participaram mais de cem Marienses, e que resultou no assumir de diversos compromissos por parte de todos os parceiros envolvidos.

A programação deste II Encontro contempla momentos distintos e complementares, de palestras a debates e mesas-redondas, e ainda a projeção de um filme e uma prova alargada de vinhos. O arranque dá-se pelas 14:00 do dia 10 de maio com o desenvolvimento de duas sessões de trabalho ligadas ao “projeto colaborativo para a valorização da paisagem vitivinícola de Santa Maria” e à “cultural do vinho nas ilhas açorianas e os seus desafios”. No mesmo dia, pelas 21:00, dá-se a antestreia internacional do documentário “Vitis Prohibita”, acerca das castas americanas e as suas características produtivas e vinícolas que contará com a presença do realizador francês Stéphan Balay. 

O encontro continua no dia 11 de maio com o arranque de mais duas sessões de trabalho sobre os “apoios para a recuperação e manutenção de vinhas” e o “futuro da vitivinicultura mariense”, seguido de uma mesa redonda com transmissão em direto na Rádio Asas do Atlântico pelas 15:00. O II Encontro-debate termina com uma prova de vinhos orientada pelo Engº. António Maçanita pelas 20:30 na Biblioteca Municipal, onde se poderão degustar vinhos dos Açores com alto valor comercial acrescentado, bem como vinhos artesanais marienses. Assim será dado início a um processo conjunto de descoberta e sensibilização do paladar e do engenho para uma vinificação diversificada e de alta qualidade na ilha do sol. 

Esta agenda enriquecida realça a abrangência e transversalidade deste recente projeto de valorização da paisagem vitivinícola de Santa Maria – uma iniciativa que tem contado com uma forte adesão e participação ativa por parte dos Marienses, que desde o último encontro se têm mobilizado no registo de propriedade de vinhas e em candidaturas a programas de apoio face a um passado pouco ativo nestes campos. 

Pretende este encontro ser novamente um momento de debate, aprendizagem e esclarecimento entre proprietários/as, produtores/as, e curiosos/as de vinhas e vinhos, e um conjunto alargado de palestrantes de alto nível de especialização nas diferentes vertentes ligadas à valorização da paisagem vitivinícola de Santa Maria. 

As portas estão abertas a todos os interessados. 

Share