Lugar dos Anjos recebe segunda edição do projeto "Por Uma Costa Ainda Mais Bela"

Sexta, 31 Maio, 2019 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto em parceria com a Associação Escravos da Cadeínha, promoveram uma ação de limpeza da orla costeira dos Anjos, no dia 30 de maio.

A 2ª. edição “Por uma Costa Ainda mais Bela!”, enquadra-se no plano de educação e sensibilização ambientais definido pela autarquia para o Programa Bandeira Azul 2019, sob o mote “Do Rio ao Mar, sem Lixo!” e inseriu-se na 10ª. edição da Campanha Açores Entre Mares, onde durante 20 dias, mais concretamente de 20 de maio a 8 de junho, são organizadas dezenas de atividades de caráter particular ou institucional em todas as ilhas do arquipélago, que têm como objetivo divulgar o conhecimento e a utilização sustentável do Mar dos Açores, numa inicativa coordenada pela Direção Regional dos Assuntos do Mar.

De acordo com as Nações Unidas, cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra e, todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.

O Lixo Marinho é qualquer material sólido descartado, persistente, manufaturado ou processado, eliminado, abandonado ou perdido no ambiente marinho e costeiro, incluindo materiais transportados para o ambiente marinho pelos rios, através dos sistemas de drenagem e de tratamento de águas residuais ou do vento; tem origem em diferentes fontes terrestres e marítimas e a sua tipologia tem por base os padrões de consumo predominantes. Do lixo marinho fazem parte uma vasta gama de materiais, incluindo plástico, metal, madeira, borracha, vidro e papel, no entanto, os estudos têm demonstrado que cerca de 80% é plástico.

O Lixo Marinho e, em particular, a acumulação de plástico, tem vindo a ser identificado como um dos maiores problemas globais dos nossos tempos. O lixo pode ser transportado pelas correntes dos oceanos, desde a sua origem até longas distâncias, e pode ser encontrado em todos os compartimentos marinhos, mesmo em zonas remotas, tais como ilhas desertas no meio do oceano ou no mar profundo. O lixo marinho tem uma vasta e adversa gama de impactos, quer para a fauna e flora marinhas, quer a nível social, económico e de saúde.

Por esta razão, durante 2 horas e meia, cerca de 20 participantes, realizaram a limpeza da orla costeira dos Anjos, conseguindo recolher uma quantidade significativa de resíduos, ocupando o plástico o top dos resíduos mais encontrados na costa, seguindo-se as cordas e finalmente plásticos de menores dimensões.

Resultante desta ação de limpeza, o Município de Vila do Porto divulga agora os quantitativos de resíduos recolhidos por tipologia, com base na pesagem devida pela entrega no Centro de Processamento de Resíduos de Santa Maria, nomeadamente, 120 quilos de plástico rígido, 40 quilos de metais de sucata, 40 quilos de madeira e 40 quilos de outros resíduos (cordas do mar).

O Município de Vila do Porto agradece a colaboração de todos/as os/as intervenientes que possibilitaram o sucesso desta iniciativa.

Share