IV Congresso Mundial ITLA reforçou importância dos Socalcos da ilha de Santa Maria

Segunda, 03 Junho, 2019 | Fonte: CMVP

O IV Congresso Munido ITLA, realizado a 31 de maio, juntou um conjunto de investigadores/as e profissionais em redor do património dos Socalcos, reforçou a importância dos Socalcos da ilha de Santa Maria e o seu carater único no panorama mundial.

Ezequiel Araujo, Vice-presidente do Município de Vila do Porto, no seu discurso de abertura, além das habituais saudações aos/às presentes, congratulou o timing de realização do Congresso, uma vez que este tinha uma grande afinidade com o Projeto de Valorização da Paisagem Vitivinícola da ilha de Santa Maria, projeto que a Câmara Municipal de Vila do Porto está a liderar com a parceria da SustainAzores e da Universidade dos Açores e que conta com a participação, à data, das Secretarias Regionais da Energia Ambiente e Turismo, bem como da Agricultura e Florestas. Referiu, também, que o projeto do Município estava numa fase critica, no sentido em que se está a alinhas interesses entre todos/as os/as intervenientes.

O Projeto de Valorização da Paisagem Vitivinicola de Santa Maria esteve em destaque com a apresentação a todos/as de Joana Borges Coutinho, da SustainAzores.

Paralelo ao programa do Congresso, foi dinamizado um roteiro pelos socalcos da baia de São Lourenço e da Maia com visita aos/às produtores/as no ativo, intercalado com um almoço com pratos típicos marienses oferecido por todas as Juntas de Freguesia e a Associação Os Amigos da Maia. O evento terminou com uma reunião de trabalho entre a organização do Congresso e as forças vivas da ilha.

O Município acredita que este evento marcou o início de uma relação colaborativa entre todos/as, cujo objetivo central é a valorização do património arquitetónico, cultural, social e económico da paisagem vitivinícola da ilha de Santa Maria.

Share