Santa Maria escolhida como uma das 10 localidades-replicadoras do programa RURITAGE da UNESCO

Terça, 04 Junho, 2019 | Fonte: CMVP

A ilha de Santa Maria viu a sua candidatura ao programa RURITAGE ser aceite, de entre 90 candidaturas que foram apresentadas, traduzindo-se na prática numa grande conquista no reconhecimento mundial por parte da UNESCO do nosso património rural, em especial do nosso património vitivinícola. Esta candidatura foi efetuada pelo Município de Vila do Porto em parceria com  a SustainAzores.

O programa RURITAGE é um projeto de 4 anos financiado pela União Europeia no âmbito do programa Horizonte 2020. A principal ambição deste é a criação de um paradigma inovador de regeneração rural baseado no Património Cultural e Natural, consolidando o papel da cultura como quarto pilar do desenvolvimento sustentável e contribuindo para o crescimento econômico, inclusão social e sustentabilidade ambiental nas áreas rurais. Ao estabelecer uma nova abordagem de regeneração rural liderada pelo património, a RURITAGE pretende transformar as áreas rurais em laboratórios de demonstração de desenvolvimento sustentável, através do reforço do seu potencial de património único.

Esta conquista é o resultado de muito trabalho efetuado desde o primeiro encontro-debate de outubro de 2018 até à data, trabalho liderado pelo Município de Vila do Porto e possível através do empenho de todos/as os/as intervenientes e entidades parceiras e apoiantes.

O Projeto de Valorização da Paisagem Vitivinícola da ilha de Santa Maria depende da entrega, envolvência e empenho de toda a comunidade em prol do seu sucesso e reconhecimento local, regional, mundial e internacional. Com a integração no programa RURITAGE avançamos a passos largos para a meta final.

Posteriormente esta informação estará disponível no website https://www.ruritage.eu/

Share