Constantino Cerqueira inaugura primeira exposição de peças originais em cortiça usada na Biblioteca Municipal de Vila do Porto

Terça, 04 Junho, 2019 | Fonte: CMVP

Constantino Cerqueira, inaugurou ontem, dia 3 de junho, a sua primeira exposição de peças originais em cortiça usada na Biblioteca Municipal de Vila do Porto.

Toda a plateia teve oportunidade de perceber na primeira pessoa o pormenor do trabalho minucioso que Constantino faz, tendo o artesão a grande habilidade de cativar a atenção dos/as presentes com o seu entusiasmo, gosto e empenho que dedica a cada peça apresentada.

De toda a coleção, a peça central para o artesão é a replica da Igreja Matriz de Vila do Porto, tendo-lhe despendido cerca de 250 horas de trabalho e mais de 4000 peças de cortiça. Além dessa peça, existem inúmeras casas particulares, incluindo a do artesão, a réplica da Torre de Belém, da Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho, ou mesmo uma caravela, que segundo Constantino, a produziu sem qualquer auxilia a fotografias.

Constantino Cerqueira agradeceu a todas as pessoas que fizeram com que isto fosse possivel e apelou à entrega de rolhas de cortiça usadas para que consiga desenvolver novas peças e ajudar o ambiente, uma vez que está a reutilizar um material que iria certamente parar ao lixo indiferenciado.

O Município de Vila do Porto congratula o artesão pelo seu trabalho, bem como ao facto de ter escolhido a Biblioteca Municipal como espaço de exibição destas. Paralelamente, importa agradecer a toda a equipa da Biblioteca Municipal que auxiliou no transporte e montagem da exposição, sempre com o profissionalismo e brio característico.

A exposição está patente até dia 15 de junho na sala de exposições temporárias da Biblioteca Municipal.

 

Share