Município de Vila do Porto com Bandeira Azul hasteada nas zonas balneares da Praia Formosa e Anjos

Segunda, 17 Junho, 2019 | Fonte: CMVP

No passado dia 15 de junho (sábado), decorreu a cerimónia do hastear da Bandeira Azul nas zonas balneares dos Anjos e Praia Formosa, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Carlos Rodrigues, acompanhado do Vereador Ricardo Sousa, bem como de representantes das várias entidades locais. 

Para além da Bandeira Azul, foi hasteada a Bandeira Praia Acessível-Praia para Todos! nos Anjos, tendo em conta que, este continua a ser o único espaço balnear do concelho, que reúne as condições de acessibilidade para as pessoas com mobilidade condicionada. Estas duas zonas balneares foram igualmente distinguidas com a Bandeira Qualidade de Ouro, galardão atribuído pela Quercus, e que tem em conta o historial da qualidade da água de cada zona balnear, precisamente excelente, nos últimos três anos.

No seu discurso, Carlos Rodrigues destacou o constante empenho da autarquia em promover anualmente a melhoria das condições das zonas balneares dos Anjos e Praia Formosa, em prol dos banhistas e de quem nos visita, ao longo de toda a época balnear. Realçou igualmente, a concretização de mais um curso de nadadores salvadores na ilha, o que possibilitou um incremento do número de nadadores salvadores habilitados pelo Instituto de Socorros a Náufragos, para trabalharem nas quatro zonas balneares do concelho.

A Bandeira Azul é atribuída anualmente às praias, portos de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas que cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário. Em 2019, a duração da época balnear decorre entre 15 de junho e 15 de setembro, garantindo assim o Município de Vila do Porto, enquanto entidade gestora das zonas balneares dos Anjos e Praia Formosa, os serviços de vigilância e assistência a banhistas com a presença de nadadores salvadores, com recurso a uma prestação de serviços com a Associação de Nadadores Salvadores dos Açores (ANSA).

Share