Município de Vila do Porto e Parque Natural de Ilha promovem evento formativo “Plasticus maritimus: Uma espécie invasora”

Quarta, 03 Julho, 2019 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto em parceria com o Parque Natural de Ilha promoveu, entre 27 e 29 de junho, o evento formativo “Plasticus maritimus: Uma espécie invasora”, acreditada pela Secretaria Regional da Educação e Cultura, tendo como público-alvo a comunidade docente do concelho, incluindo técnicos/as ligados/as à educação ambiental para a sustentabilidade, num total de 15 horas de formação.

A iniciativa inseriu-se no plano anual de atividades de educação ambiental, inscritas pelo Município na candidatura ao Programa Bandeira Azul da Europa 2019, e contou com a presença da bióloga marinha Ana Pêgo, autora do Projeto “Plasticus maritimus: Uma espécie invasora”, nome que associou ao Projeto, quando se apercebeu que havia cada vez mais lixo e a constatar que esta nova espécie marinha estaria a invadir as praias portuguesas, e da Engª. Bela Dutra da Divisão de Serviços de Resíduos da Direção Regional do Ambiente, sendo esta uma forma em que o Município e o Parque Natural de Ilha, encontraram para colmatar o ano de interrupção das Mini-Jornadas do Ambiente, definidas a partir de 2018, como evento bienal. 

Assim, durante 3 dias, foram promovidas sessões teórico-práticas na Biblioteca Municipal, direcionadas a 35 participantes, complementadas com uma visita ao Centro de Processamento de Resíduos e Valorização Orgânica, orientada pela Engª. Alexandra Chu, responsável por esta instalação, e uma ação de limpeza no lugar dos Anjos, mais concretamente na Ponta dos Frades, com consequente triagem dos resíduos. A atividade finalizou com a criação artística de uma espécie marinha feita a partir do lixo marinho recolhido pelos/as participantes, no largo Cristóvão Colombo, maioritariamente construída a partir de embalagens de plástico usadas, apelando-se assim à criatividade de todos/as e à consciencialização para a preservação dos oceanos.

O Município de Vila do Porto, relembra que, o lixo marinho é um dos maiores problemas ambientais do nosso planeta, afetando todos os ecossistemas marinhos e seus organismos. Na sua maioria (cerca de 80%), é constituído por plásticos de diversas origens, formas, cores e dimensões, com efeitos devastadores na vida marinha e, por consequência, prejudicando a qualidade de vida e saúde humanas.

A finalidade desta formação passou por promover a literacia dos oceanos junto de um público estratégico e com capacidades para replicar a mensagem pela comunidade, dentro da temática anual do Programa que em 2019 centra-se na sensibilização das comunidades para o facto do lixo marinho ter origem em atividades terrestres, consequência do comportamento Humano.

O Município de Vila do Porto acredita que este tipo de investimento é essencial para que se possam promover comportamentos ambientais e sustentáveis futuramente. Agradece, igualmente, toda a disponibilidade das formadoras, o interesse de todos/as os/as participantes e todo o trabalho e empenho na organização destas ações por parte da equipa do Gabinete de Ambiente do Município e Parque Natural de Ilha.

Share