São Loureço e Maia recebem mais de uma centena de pessoas interessadas em valorizar e recuperar a paisagem vitivinícola da ilha de Santa Maria

Quinta, 08 Agosto, 2019 | Fonte: CMVP

A baía de São Lourenço e da Maia nos passados dias 6 e 7 de agosto, respetivamente, receberam mais de uma centena de pessoas interessadas em valorizar e recuperar a paisagem vitivinícola da ilha de Santa Maria.

As duas ações, desenvolvidas estrategicamente nestas baias no mês de Agosto, foram pensadas para envolver os/as emigrantes que pudessem ter propriedade de vinhas nestes e noutros locais da ilha de Santa Maria, facilitando-se, assim, a proximidade e envolvência destes/as no projeto que se encontra em curso desde 2018, liderado pelo Município de Vila do Porto, em parceria com a empresa SustainAzores e a Universidade dos Açores através do CHAM, e que conta o inestimável apoio da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através do Serviço de Desenvolvimento Agrário de Santa Maria (SDASMA) e da Secretaria da Energia, Ambiente e Turismo, através do Parque Natural de Ilha de Santa Maria (PNISMA). Paralelamente, existe um projeto-piloto com finalidades de investigação a ser realizado pelos SDASMA nos quartéis de vinha cedidos pela Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto.

As duas sessões contaram com membros do executivo da Câmara Municipal de Vila do Porto, desde o sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Carlos Rodrigues e os/as Vereadores/as Leonor Batista e Ricardo Sousa. As apresentações ficaram a cargo da Engª. Joana Borges Coutinho (SustainAzores), da Engª. Rita Pinto (SDASMA) e da Dra. Rita Gago da Câmara (PNISMA), as quais se debruçaram sobre as medidas de apoio para a recuperação e manutenção das vinhas.

De tudo o que foi falado, a reter ficou a questão de que quem é proprietário/as de vinhas deverá dirigir-se em primeiro lugar aos SDASMA, independentemente do apoio que poderá vir a beneficiar, uma vez que existe uma série de questões iniciais que são tratadas diretamente nesses serviços. Contudo, existe uma grande abertura por parte de todos os serviços envolvidos, quer seja os SDASMA, quer o PNISMA, no que respeita à elaboração de documentos, candidaturas e orientação dos procedimentos corretos a adotar.

Ambas as sessões contemplaram um momento de debate e questões do público, que foi muito rico nos testemunhos de cada pessoa e que ajudaram a desmistificar determinados receios e contrainformação que por vezes se gera neste tipo de projetos.

O Município de Vila do Porto agradece a todas as pessoas presentes nestas sessões de informação pela disponibilidade e interesse sobre o assunto, bem como a todos os parceiros que se disponibilizaram para a realização destes esclarecimentos. Um agradecimento especial ao restaurante Ponta Negra, ao restaurante O Grota e à Associação Os Amigos da Maia pelo apoio ao nível de espaço para a realização destas sessões.

Share