Município de Vila do Porto investe numa mensagem de sustentabilidade nesta quadra festiva

Domingo, 22 Dezembro, 2019 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto durante o ano de 2019 esteve empenhado numa estratégia de sustentabilidade ambiental, a todos os níveis, culminando com a época festiva em que nos encontramos.

Em 2018 o Município investiu nas decorações de natal dos espaços públicos, com cenários diferentes dos habituais, no Jardim Municipal, Coreto e Praça do Mercado Municipal, resultado de um trabalho de conceção e execução interna dos/as colaboradores/as do Município dos serviços de carpintaria, pintura e pela colaboradora da área de Artes Visuais e Tecnologias Artísticas.

Este ano, como não poderia deixar de ser, todas as decorações concebidas foram restauradas, algumas até melhoradas, e tiveram uma nova vida em locais distintos daqueles em que tinham sido expostas no ano anterior. Houve, também, um esforço por parte do Município em manter o Jardim Municipal, Coreto e Praça do Mercado Municipal com estes cenários natalícios, tendo-se optado por embelezar a Igreja Matriz com o presépio e iluminado com árvore de natal tanto o seu adro como o adro da Igreja de Santo Antão.

Paralelamente, e na linha da mensagem que o Município tem vindo a passar e seguir, foi concebido um cenário no Coreto do Jardim Municipal com materiais que já se encontravam no lixo, sendo que a sua reutilização lhes deu uma nova vida. Este cenário, que tem um simbolismo mais nostálgico, apenas foi possível devido ao trabalho e à dedicação dos/as colaboradores/as do Município já identificados acima.

Internamente, o edifício da Câmara Municipal também se “vestiu a rigor”, resultado das inúmeras iniciativas promovidas pelo Gabinete de Ambiente, como é o caso da 2.ª ed. do Concurso de Árvores de Natal Recicladas e toda a decoração dos Claustros inferiores com materiais reciclados misturados com arranjos de verduras pelos corredores do edifício administrativo. Cada gabinete, Secção e edificios pertencentes ao Município (internamente, portas e janelas), também, entraram no espírito natalício por iniciativa dos/as seus/uas colaboradores/as, encontrando-se decoradas a rigor. Um agradecimento especial a todos/as aqueles/as que contribuiram para que isto fosse possivel.

Este esforço por passar uma mensagem de que é possível fazer as coisas de forma ecológica e mais sustentável, culminou ontem, dia 21 de dezembro (sábado), com a passagem do Pai Natal por Santa Maria em que, por opção do Município, os habituais rebuçados distribuídos pelo Pai Natal, embrulhados em plástico, foram substituídos por caramelos caseiros, confecionados por um grupo de senhoras do Grupo Sénior de Santa Maria, embrulhados em papel vegetal alimentar. Esta alteração representa uma ideia piloto que o Executivo pretende manter, sempre numa perspetiva de melhoria.

Relembramos que ao nível ambiental 2019 foi um ano em que tiveram de ser tomadas algumas decisões difíceis, mas cujo impacto foi visívelmente positivo. Exemplo disso foi a decisão de se iniciar uma política de redução e eliminação do uso do plástico descartável nas festas organizadas pelo Município de Vila do Porto (Festa de São João e Festa 15 de Agosto) e da adoção do hábito do “eco-copo” (já utilizado em outros eventos da ilha), exemplos que foram bem conseguidos e que podem e devem ser seguidos por todas as organizações de festas da ilha.

Em retrospetiva, importa também recordar que o Município pelo segundo ano consecutivo recebeu a distinção de “Município Mais Azul”, galardão que tem como objetivo reconhecer e premiar os municípios que obtiveram a pontuação mais elevada na avaliação do segundo critério imperativo da candidatura do Programa Bandeira Azul, ou seja, a implementação de atividades de educação ambiental nesse âmbito.

Apesar de tudo, este será sempre um processo continuo em constante avaliação e melhoria e que apenas será possível com o envolvimento de toda a comunidade para que haja uma efetiva alteração de comportamentos e que os resultados pendam sempre para a sustentabilidade da nossa ilha.

 

Share