Apresentação do Processo de Criação de Recifes Artificiais na ilha da Madeira no quarto dia das Mini e-Jornadas do Ambiente

Sexta, 10 Julho, 2020 | Fonte: CMVP

Pelo quarto dia consecutivo, 9 de julho, realizou-se a V edição das Mini e-Jornadas do Ambiente subordinadas à temática do Programa Bandeira Azul “Bem Estar é um lugar à Beira Mar”, em formato e-learning, com recurso à plataforma ZOOM.

Neste dia, as Mini Jornadas voltaram a ser moderadas pela Dr.ª Rita Câmara, Diretora do Parque Natural de Santa Maria e contaram com a participação do Dr. Paulo Oliveira, Vogal do Concelho Diretivo do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza da Madeira. A apresentação centrou-se no tema: “Criação de Recifes Artificiais: Processo de Descontaminação de Embarcações, Submersão, Monitorização do Aumento da Biodiversidade e Retorno Económico”, onde tivemos a oportunidade de conhecer todo o processo envolvido na criação do recife artificial na ilha da Madeira. 

Este processo, traduziu-se no afundamento da corveta "Afonso Cerqueira" localizada no Cabo Girão junto à costa da ilha de Porto Santo e que representou um investimento do executivo regional de 500 mil euros iniciais, atingindo 800 mil euros no final do projecto. Assim, considerando a importância que o mar representa para esta Região, o objetivo foi promover opções viáveis para cativar os turistas que escolhem a prática do mergulho em naufrágios, criando-se um recife artificial previligiado para a observação da vida marinha, como forma de potenciar o setor económico desta Região, em estreita articulação com o acompanhamento e monitorização pela equipa do Projeto.

Terminada a apresentação, abriu-se um espaço para debate, onde os/as participantes tiveram oportunidade de colocar a suas questões sobre a temática abordada, assim como, esclarecer eventuais dúvidas.

O Município de Vila do Porto volta a enaltecer a elevada participação do evento, contando o mesmo com 25 inscritos/as, dos quais entidades, particulares e docentes da Escola Básica e Secundária de Santa Maria.

Aos/Às interessados/as que ainda não tenham efetuado a sua inscrição, poderão fazê-la ao longo desta e da próxima semana, através do endereço de correio eletrónico ambiente@cm-viladoporto.pt.

Share