Projeto “Cidadania Marítima”: o caso da ilha de Santa Maria” no oitavo dia das Mini e-Jornadas do Ambiente

Quinta, 16 Julho, 2020 | Fonte: CMVP

No oitavo dia do ciclo de palestras da V edição das Mini e-Jornadas do Ambiente subordinadas à temática do Programa Bandeira Azul “Bem Estar é um lugar à Beira Mar”, em formato e-learning, com recurso à plataforma ZOOM, contámos com a apresentação do Projeto “Cidadania Marítima: o caso da ilha de Santa Maria”.

O projeto foi apresentado pelo Agente de 1ª Classe da Polícia Marítima, Paulo Resendes, e moderado pela Dra. Mara Belchior, parte da equipa técnica do Gabinete de Ambiente do Município de Vila do Porto. 

A sessão centrou-se não só na apresentação da Polícia Marítima a nível local, como também a nível nacional, onde foram expostas a orgânica, as missões e as competências da Polícia Marítima (PM), assim como as responsabilidades inerentes a esta entidade, nomeadamente a segurança de cidadãos e bens. Paulo Resendes apontou que um dos papéis com maior relevância da PM é zelar pela preservação dos meios terrestres e aquáticos marinhos. 

O principal objetivo deste projeto de “Cidadania Marítima” visa sensibilizar principalmente a comunidade jovem, promovendo os valores de cidadania e do civismo no meio náutico e marítimo bem como melhorar a cultura e valores de segurança marítima no uso do mar, incutindo assim atitudes responsáveis no mar e na orla costeira.

Em suma, o papel da Polícia Marítima no contexto deste projecto não se revela apenas como entidade autoritária, mas também como agentes que trabalham em prol da sensibilização e da educação ambiental.

As intervenções traduziram-se em convites por parte da comunidade docente ao Agente Paulo Resendes, para a realização de atividades de sensibilização junto aos discentes da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, sugestões para fomentar a segurança dos cidadãos nas zonas balneares e congratulações sobre o projeto abordado.  

Neste dia, o evento contou com 19 inscritos/as, dos quais entidades, particulares e docentes da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, que revelaram uma grande empatia e satisfação pela temática apresentada. 

Share