“Pandemia, Biodiversidade e Alterações do Clima: Viver à beira mar em tempos incertos” no penúltimo dia das Mini e-Jornadas do Ambiente

Sexta, 17 Julho, 2020 | Fonte: CMVP

No 9º dia do ciclo de palestras da V edição das Mini e-Jornadas do Ambiente 2020 contámos com a participação da Dra. Joana Borges Coutinho, que nos apresentou a temática “Pandemia, Biodiversidade e Alterações do Clima: Viver à beira mar em tempos incertos”, moderada pela Dra. Mara Belchior, Bióloga do Ambiente, parte da equipa técnica do Gabinete de Ambiente do Município de Vila do Porto.

A apresentação focou-se nos seguintes pontos: (1) O que nós vivemos atualmente? – Era Antropocêntrica (forma como o nosso planeta está alterado atualmente); Indicadores da grande aceleração e os sistemas terrestres, que incluem ameaças socioeconómicas e do sistema do planeta que têm impacte no habitat e levam à perda de espécies; Limites planetários e o risco de ultrapassar cada limite devido à atividade humana; Soluções para estes riscos (ODS, Green Deal - pacto ecológico Europeu) e descarbonização da economia); (2) Biodiversidade – O que acontece para termos perdas de habitat?; Diminuição, fragmentação e destruição de habitats; A capital natural: a vantagem competitiva das nossas ilhas, através de atividade como Whale watching, Canyoning, entre outros.; Importância da resiliência na capacidade de recuperar após choques (redundância, elasticidade, robustez, adaptabilidade, entre outros); Resiliência, proximidade emocional e risco, associados à biodiversidade; Evolução dos principais riscos globais (2007-2020); (3) Tempos de pandemia: num planeta em aquecimento (matéria e vulnerabilidade); Complexidade que tudo isto acarreta e interdependência: pensamento sistemático; (4) Impactos do COVID-19 e (5) Liderança e visão para o futuro que queremos, dando destaque às ações desenvolvidas, nestes últimos 2 anos, pela ativista ambiental sueca, Greta Thunberg.

Na sua apresentação, Joana Borges Coutinho, destacou a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com maior enfoque nos objetivos 2 e 3, correspondentes à Saúde e Bem Estar e à Fome Zero e Agricultura Sustentável, respetivamente.

No final da apresentação, lançou um desafio direccionado à ilha de Santa Maria, relembrando a novamente a importância dos ODS e pediu a todos que refletissem sobre formas de melhorar o futuro da ilha. 

Neste dia, o evento contou com 21 inscritos/as, dos quais entidades, particulares e docentes da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, que apresentaram uma forte interacção com a oradora, durante toda a apresentação, expondo diversas questões e contributos, mostrando uma grande empatia e satisfação pela temática apresentada.

Share