Construção da Ciclovia do Eixo Circular de Vila do Porto

Quinta, 10 Dezembro, 2020 | Fonte: MVP

O concurso publico para construção da Ciclovia do Eixo Circular Vila do Porto/Aeroporto está a decorrer conforme os trâmites consignados na legislação.

A fase de abertura de propostas decorreu no passado  dia 7 do corrente mês, prevendo-se o inicio da obra em Janeiro.

É uma obra prevista na estratégia apresentada pelo atual executivo e integrada num projeto global de requalificação das redes de águas residuais, pluviais e para consumo doméstico da zona do Aeroporto.

Em maio do corrente ano face à abertura pela Unidade de Gestão do PO Açores 2020 de um aviso especifico para incentivo e financiamento à construção de Ciclovias foi decidido readaptar e alterar o conceito e o projeto da Ciclovia existente de forma ao mesmo ser enquadrável nos critérios de elegibilidade.

As principais alterações centraram-se ao nível da fundamentação pois a sua construção visa promover a mobilidade urbana sustentável e a sua abrangência.

Com 6,5 km de extensão, inserida nas zonas com o maior aglomerado populacional do concelho, interligando áreas habitacionais a comerciais e institucionais, bem como dotar as ruas com passeios, com o intuito de provir os Munícipes de condições seguras e atrativas, de forma a optarem pela utilização de outras formas mais suaves de transporte em alternativa ao transporte rodoviário tradicional.

A ciclovia terá uma extensão de aproximadamente 6,5 km, em que 5.055m correspondem ao troço Aeroporto/Açucareiro e 1.505m aos troços Açucareiro/Vila e Açucareiro/Zona industrial.

Foi assumido alterar o duplo sentido de circulação automóvel para sentido único nas artérias Av. Infante D. Henrique, Av. do Faial e Av. da Terceira, que constituem o anel das vias municipais. Esta opção, complementada pelas vias transversais, responde à atual e futura carga viária, mantém a hierarquia, fluidez na circulação e ainda garante as condições de segurança legalmente exigidas para a circulação e acesso de veículos de combate a incêndio.

Será totalmente requalificada a estrada de cima, no troço Quartel/Igreja e corrigidos os pavimentos das estradas onde fica instalada a Ciclovia/Ciclofaixa.

Serão também construídos passeios em betão na estrada do meio, interligando os mesmos aos existentes potenciando caminhar a pé desde da rotunda do Aeroporto até ao Centro de Vila do Porto.

Toda a Ciclovia é devidamente separada da faixa de rodagem por duas faixas brancas de 10cm de largura, separadas por 10cm, com refletores luminosos entre ambas.

Da rotunda do Aeroporto, através da estrada do meio e  Avenida de Santa Maria até à Rua do Mercado(através da Canada do Campo) a Ciclovia tem dois sentidos e caminho Pedonal.

Do inicio da estrada de cima (sentido Vila/Aeroporto) até ao triângulo da Brasília a Ciclovia tem um sentido, ladeado  de caminho pedonal.

O estacionamento e a entrega e recolha dos alunos na Escola do Aeroporto serão alterados, aumentando o número de lugares e melhorando a fluidez.

Este é um projeto estruturante para toda a zona a intervencionar, quer na melhoria das condições ambientais, de segurança e comodidade na circulação das pessoas, quer para a requalificação e recuperação do património histórico inerente.

O troço Quartel/Igreja na estrada de cima passará do estado de quase intransitável, desde há mais de quatro décadas, para transitável e com o sentido único Vila/Aeroporto  em toda a sua extensão.

A estrada do meio terá o sentido Aeroporto/Vila do triângulo da Brasília até ao inicio da estrada de cima (sentido Vila/Aeroporto).

A quantidade de transversais existentes entre a estrada de cima e a estrada do meio, bem como entre a estrada de meio e a estrada de baixo permite uma excelente fluidez de trânsito.

Esta é uma obra no valor de 1 670 000€ financiada em 85% por fundos comunitários e 15% por receitas municipais e cuja oportunidade de aproveitar os apoios comunitários Santa Maria não deve deixar passar.

Acresce ainda que o anteprojeto do troço integrado na zona do Aeroporto foi, em devido tempo, apresentado aos diversos representantes das entidades e sociedade civil com intervenção e/ou atividades direta ou indiretamente ligadas à mesma não se tendo registado qualquer objeção digna de registo.

 .

Share