Município de Vila do Porto faz balanço da Recolha de Resíduos Urbanos no concelho em 2020

Quarta, 03 Fevereiro, 2021 | Fonte: CMVP

Em 2020, o Município de Vila do Porto encaminhou para o Centro de Processamento de Resíduos de Santa Maria, 270 toneladas de resíduos reciclados, provenientes das recolhas porta a porta, ecopontos e estabelecimentos comerciais do concelho, com destino às empresas de reciclagem no continente português.

Para este valor contribuíram 120 toneladas de papel/cartão, 88 toneladas de vidro e 57 toneladas de plástico/metal, cuja taxa de reciclagem rondou o valor mínimo de 12,01% e o valor máximo de 15,85%.

Fruto da implementação da recolha seletiva de biorresíduos no concelho, foi possível encaminhar para o Centro de Processamento de Resíduos de Santa Maria, no último trimestre de 2020, cerca de 1 tonelada de resíduos verdes urbanos, com o objetivo de garantir o aproveitamento das matérias orgânicas para produção de composto, que pode ser utilizado na agricultura.

Em relação à produção de resíduos urbanos indiferenciados, registou-se em 2020, 1805 toneladas, traduzindo-se num ténue decréscimo, comparativamente a 2019.

Perante o cenário atual dos quantitativos e tiplogias de resíduos recolhidos e encaminhados para o Centro de Processamento de Resíduos, torna-se fundamental apelar à consciência ambiental da comunidade, para a importância da separação dos resíduos recicláveis, cumprindo as regras de separação da melhor forma possível, de modo a que os materiais cheguem nas melhores condições possíveis ao seu destino, permitindo assim o aumento da taxa de reciclagem no concelho e consequente diminuição da despesa da autarquia com a deposição de resíduos no centro.

Share