Município de Vila do Porto aprova 1.ª edição de Plano Municipal de Controlo de Pragas do Município de Vila do Porto

Segunda, 08 Fevereiro, 2021 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto aprovou, na sua reunião ordinária de Câmara Municipal de 15 de janeiro de 2021, a primeira edição do Plano Municipal de Controlo de Pragas do Município, resultado da experiência, investimentos e trabalho de campo efetuado pelos/as colaboradores/as municipais, coordenados pela Engª. Ana Rodrigues e pelos/as colaboradores/as das Juntas de Freguesia.

O documento, da responsabilidade do Gabinete de Ambiente do Município, é constituído por três planos e um procedimento, cuja orgânica refere-se às orientações para o controlo de pragas animais e infestantes vegetais, nomeadamente: Plano de Controlo Integrado de Roedores, Plano de Desbaratização e Desinsetação, o Procedimento para o Controlo de Térmitas e o Plano de Controlo de Infestantes.

Neste documento estão descritas ações e calendarizações, para o controlo da população de ratos e baratas, bem como o controlo sazonal de outras pragas e espécies nocivas na via e espaços públicos ou no património municipal. A monitorização e controlo de pragas será realizada de acordo com as necessidades reais e em articulação com as indicações dos serviços da autarquia. Os produtos a utilizar, para além de se adequarem à praga a combater, são escolhidos tendo em conta vários fatores, como a baixa toxicidade para o Ser Humano, para os animais e o menor impacto nos ecossistemas.

Para a execução do controlo de pragas é efetuada uma aferição da evolução dos níveis de infestação, que passa por um adequado sistema de monitorização. Este sistema assenta num cruzamento de informação ao nível das reclamações por zonas de trabalho, quantidade dos produtos consumidos e número de focos existentes.

Este documento assume-se como orientador de procedimentos e operações sobre o qual o Município se rege, para controlo das várias Pragas no Concelho.


Share