Resultados da Investigação sobre “Retorno Económico e Desenvolvimento Social dos Festivais de Verão e do Rallye Além Mar Santa Maria” apresentados à comunidade mariense

Quarta, 17 Fevereiro, 2021 | Fonte: CMVP

Decorreu a 28 de janeiro, na plataforma ZOOM, a apresentação dos resultados da Investigação sobre o “Retorno Económico e Desenvolvimento Social dos Festivais de Verão e do Rallye Além Mar Santa Maria”, da autoria da Socióloga Viviana Esteves.

Carlos Rodrigues, Presidente do Município de Vila do Porto, abriu a sessão reforçando o valor e a importância deste tipo de trabalhos para a comunidade e a tomada de decisões ou confirmação das linhas de política tomadas durante estes últimos anos.

Sendo Santa Maria um destino com forte crescimento turístico, de sazonalidade e de eventos com alguma notoriedade e grande número de participantes, a investigação pretendeu assim analisar o retorno económico e desenvolvimento social dos principais eventos da ilha, nomeadamente o Festival Maia Folk, o Festival Santa Maria Blues, o Rallye Além Mar de Santa Maria e o Festival Maré de Agosto. 

A investigação incidiu assim na aplicação de questionários aos/às participantes e a entrevistas exploratórias para “auscultar a opinião do público dos quatro principais eventos da ilha, sobre o retorno económico e o desenvolvimento local do festival na projeção da ilha de Santa Maria como destino turístico” bem como “perceber a opinião dos presidentes de cada evento”. 

Fazendo um resumo de toda a investigação, foi possível concluir que os eventos constituem um importante recurso de diferenciação dos destinos turísticos e que deste modo deveriam ser parte integrante da sua gestão estratégica. Através de observação, e da análise dos dados, foi possível perceber, de certa forma, que qualquer um dos quatro eventos trazem retorno económico e desenvolvimento local. Contudo, não foi possível atingir o objetivo da investigação, “sobre qual o retorno económico e o desenvolvimento local através dos festivais de verão e do rally de Santa Maria”, uma vez que surgiram diversas dificuldades.

Uma das grandes dificuldades identificadas foi a indisponibilidade dos indivíduos/atividades económicas para responder aos inquéritos propostos, não se obtendo assim um total de respostas necessárias para análise, impossibilitando alcançar as conclusões, inicialmente propostas pela investigação, nomeadamente sobre a importância estratégica em apostar em eventos na época baixa ou em desenvolver os já existentes na época alta, de forma a se alcançar retorno económico.

Afirmar que qualquer destino deve apostar nos eventos na época baixa, como estratégia para reduzir a sazonalidade e promover um desenvolvimento sustentável, é certo, mas em destinos periféricos e de baixa escala, como é o caso de Santa Maria, tudo depende da exequibilidade dos eventos. 

Não sendo impeditivo as limitações da presente investigação, esta pode incitar a conceção de outros estudos do género, como por exemplo a comparação ao longo dos anos, destes eventos (com a melhoria das limitações presentes) com outro tipo de eventos que também atraiam público diferenciado e o seu impacto na ilha e na Região Autónoma dos Açores.

Para concluir, e porque nada se dá por concluído quando falamos em investigação, a análise de outros eventos em todas as épocas do ano e o seu impacto seria curioso, porque a aposta na organização e gestão de eventos tem como um dos seus objetivos combater a sazonalidade existente.

O documento irá a apreciação da Assembleia Municipal e será disponibilizado ao público posteriormente, impresso na Biblioteca Municipal e em formato digital nos meios do Município.

Share