Município de Vila do Porto desenvolve atividades de Educação Ambiental na EB1/JI de Vila do Porto

Segunda, 26 Abril, 2021 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto, através do Gabinete de Ambiente, desenvolveu várias ações de educação ambiental com as crianças da EB1/JI de Vila do Porto, nos dias 13 e 14 de abril.

No primeiro dia, a ação realizou-se com as crianças do 3.º ano, incidindo sobre a temática “O solo visto à lupa”, visando a sensibilização e consciencialização sobre o valor dos recursos naturais disponíveis no meio ambiente. A atividade educativa dividiu-se em três momentos distintos constituídos pela apresentação de um vídeo explicativo; pela ação sensorial complementada por uma observação e discussão das características do solo finalizando-se com a elaboração de um trabalho explicativo da informação recolhida.

Reforçou-se, desta forma, que o solo é um recurso precioso para o Ser Humano, o seu uso indevido traz inconvenientes que muitas das vezes o tornam infértil, nomeadamente a incorporação no solo de resíduos plásticos, metais e vidros, as adubações excessivas, a contaminação por resíduos químicos e a falta de rotações de culturas. Através do conhecimento da constituição e importância do solo para a nossa vida os alunos, agregaram valores para proteger mais um elemento essencial à vida no nosso planeta.

No segundo dia a atividade “Bolachas Aromáticas” contou com a presença de alguns membros do Grupo Sénior de Santa Maria, sendo destinada às turmas do pré-escolar. Esta atividade teve um caráter intergeracional onde foi possível a partilha de conhecimento das séniores com as crianças sobre as várias utilizações das ervas aromáticas, à medida que decorria a confeção das bolachas.

Estas ações fazem parte de um projeto mais alargado de educação ambiental do Município de Vila do Porto, destinado a vários públicos e englobando várias parcerias.

O Município de Vila do Porto agradece a disponibilidade e interesse da EB1/JI de Vila do Porto em receber as atividades do Município, bem como a todas as séniores que participaram nas ações, partilhando os seus ricos conhecimentos.

Share