Comemorações do 75º Aniversário da Transferência do Aeroporto de Santa Maria a 2 de junho

Segunda, 31 Maio, 2021 | Fonte: CMVP; LPAZ

No próximo dia 2 de junho, quarta-feira, pelas 11:00, realizar-se-á uma Cerimónia Evocativa do 75º Aniversário da Transferência do Aeroporto de Santa Maria, de americano e militar para português e civil. 

Esta cerimónia promovida pela Associação LPAZ, em parceria com o Município de Vila do Porto, é uma forma de valorizar o legado e património que o Aeroporto Internacional de Santa Maria deixou na nossa sociedade.

Construída a partir de agosto de 1944, a Base Americana de Santa Maria começou a operar no dia 9 de maio de 1945. Teve um papel preponderante no regresso dos veteranos da Segunda Guerra Mundial ao território americano. Ao longo das décadas seguintes, o Aeroporto Internacional de Santa Maria não só possibilitou a aproximação do Ocidente em reconstrução como também a que Portugal e os Açores, em particular, reinventassem e aprofundassem o seu papel no apoio às comunicações transatlânticas. A construção do Aeroporto de Santa Maria deu-se em cumprimento do Acordo de Santa Maria de 28 de novembro de 1944 que possibilitou às forças americanas a “construção, uso e controlo” de um aeroporto nos Açores, em troca do retorno à soberania portuguesa de Timor-Leste. No dia 2 de junho de 1946 a Base de Santa Maria passa para jurisdição portuguesa.

O evento irá decorrer numa sessão ao ar livre, no jardim junto à Escola Primária do Aeroporto, onde se localizava o antigo quartel-general americano, e contará com a presença de diversas autoridades locais e regionais, entre elas, o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Carlos Rodrigues, o Subsecretário Regional da Presidência, Dr. Pedro Faria e Castro, e ainda da Cônsul dos Estados Unidos da América nos Açores, Kathryn Hammond.

Share