4º. Dia do Evento Formativo “ Recuperação de Ecossistemas” dedicado ao tema do Lixo Marinho dos Açores

Sexta, 02 Julho, 2021 | Fonte: CMVP

O Evento Formativo “Recuperação de Ecossistemas” subordinado à temática anual do Programa Bandeira Azul 2021, em formato e-learning, com recurso à plataforma ZOOM, contou na tarde desta quinta feira (1 de julho), com a apresentação do Dr. Christopher Phan, intitulada “O que sabemos sobre o Lixo Marinho nos Açores?”.

O Dr. Christopher é investigador Auxiliar do Instituto Okeanos da Universidade dos Açores e desde 2013 é o principal investigador de diversos projetos de pesquisa focados nesta área, contando já com inúmeras publicações científicas.

O palestrante iniciou a sua intervenção, referindo que, segundo um estudo de 2013, do lixo marinho que se encontra presente nos oceanos, particularmente o plástico é o material que ocupa o topo da posição, com 12,7 milhões de toneladas por ano, representando 54% da produção global. Realçou igualmente que, tem havido um esforço crescente desde 2003, por parte da comunidade científica no que diz respeito à investigação da problemática do lixo marinho, com maior incidência em áreas remotas e o fundo do mar, onde inevitavelmente, são os ecossistemas do planeta mais afetados por este problema, aliás um estudo realizado por Kuhn & Franeker (2020), relacionado com a interação do plástico na fauna marinha, comprovou que 914 espécies interagiram com o lixo marinho, sendo que 701 espécies, por meio da ingestão e/ou 354 espécies por emaranhamento.

Destacou inúmeros projetos de investigação que têm vindo a ser desenvolvidos nesta área no Arquipélago dos Açores, em estreita colaboração com os Parques Naturais de Ilha, nomeadamente o AZORLIFT (primeiro projeto de investigação), a Campanha SOS Cagarro, o Programa Nacional de Recolha de Dados (PNRD), a Rede de Arrojamento de Cetáceos dos Açores (RACA), sendo que até à data existem 8 projetos de investigação na Região dedicados à problemática do lixo marinho.

Finalizou a sua intervenção, referindo os impactos económicos do lixo marinho nos Açores, resultante de um estudo efetuado em 2017, destacando-se que o lixo marinho é um problema global, a ingestão de plástico pela fauna é elevada, a poluição por plásticos é prevalente nos Açores e os microplásticos de maior tamanho são os dominantes nos ecossistemas marinhos.


Share