8º Dia do Evento Formativo “Recuperação de Ecossistemas” dedicado à temática “À procura de fantasmas enquanto ajudamos espécies em perigo

Sexta, 09 Julho, 2021 | Fonte: CMVP

O Evento Formativo “Recuperação de Ecossistemas” subordinado à temática anual do Programa Bandeira Azul 2021, em formato e-learning, com recurso à plataforma ZOOM, contou com a apresentação do Dr. Dinarte Teixeira intitulada “À procura de fantasmas enquanto ajudamos espécies em perigo”, sob moderação da Dra. Rita Gago da Câmara, Diretora do Parque Natural de Santa Maria.

O Dr. Dinarte Teixeira, é Biólogo e malacólogo do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza IP-RAM (Governo Regional da Madeira, Portugal), integrado na divisão de conservação da natureza e biodiversidade e lida com as áreas protegidas e classificadas, dedicando-se igualmente a projetos de monitorização e conservação em invertebrados.

A sua apresentação, focou-se na microfauna, especificamente os caracóis, que fazem parte do grupo de invertebrados, e pretendeu “sair da parte cientifica” e perceber de que forma é que os professores, as escolas e a comunidade em geral podem contribuir para a conservação dos ecossistemas e das espécies que fazem parte destes ecossistemas.

Esclareceu que, o tema apresentado surgiu da procura de espécies que já não eram vistas há mais de 100 anos, designadas como “espécies fantasmas”, focando-se de seguida no estado da arte dos moluscos terrestres da Madeira, tendo assim apresentado diversos casos de estudo, como o LIPS, o RECOVER NATURA, o HELP DESERTAS SNAILS e o GHOST SPECIES. Terminou a sua apresentação, expondo quais são os próximos passos a dar depois da implementação dos projetos que o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza tem em curso atualmente.

No final da sessão, reforçou a importância dos professores, como agentes formadores de cidadãos/ãs, fundamentais para estimular a replicação das atividades mencionadas durante a apresentação, envolvendo os/as mesmos/as na conservação dos ecossistemas e das espécies desses ecossistemas”.

Share