Município de Vila do Porto faz balanço positivo do Evento Formativo “Recuperação de Ecossistemas”

Terça, 20 Julho, 2021 | Fonte: CMVP

Dia 09 de julho, marcou o encerramento do ciclo de palestras do Evento Formativo “Recuperação de Ecossistemas” subordinado à temática anual do Programa Bandeira Azul 2021, e dado ao contexto atual devido à pandemia por COVID 19, realizou-se à semelhança do ano passado, em formato e-learning, através da Plataforma digital ZOOM.

O evento formativo promovido pelo Município de Vila do Porto em parceria com o Parque Natural de Santa Maria, iniciou-se a 28 de junho, tendo contado com um amplo painel de oradores/as profissionais de diversas áreas temáticas, que permitiram ao longo de duas semanas e durante uma hora e meia por dia, proporcionar aos cerca de 38 participantes, entre os quais sete docentes, ferramentas, ideias e estratégias que contribuirão para a transmissão e replicação de conhecimentos a utilizar quer em contexto de sala de aula, quer no quotidiano.  Destaca-se igualmente a interação entre participantes e palestrantes no decorrer das apresentações, que contribuíram significativamente para a disseminação de conhecimentos sobre a importância da conservação e recuperação de espécies, habitats e ecossistemas, suas principais ameaças, quer a nível local, regional e nacional.

O último dia foi marcado por uma oficina pedagógica “virtual” designada #DESLIXA-TE, orientada pela Dra. Carla Dâmaso, Educadora Marinha no Centro de Ciência e coordenadora do Observatório do Mar dos Açores (OMA). Nesta sessão os/as participantes tiveram a oportunidade de participar na atividade prática do Lixo Marinho intitulada “#deslixa a gaveta das meias”, cujo objetivo é aprender a olhar para as coisas que não usamos e pensar em dar-lhes novas funções, neste caso, com a elaboração de um animal marinho- a baleia azul, usando apenas uma meia azul e um kit de costura.

A sessão de encerramento ficou a cargo da Dra. Ana Cristina Rodrigues, Diretora Regional do Ambiente e Alterações Climáticas que referiu que “tudo está ligado entre si e que é imperativo alcançar o equilíbrio entre o homem e a natureza, procurando alternativas sustentáveis e mudar comportamentos, quer sejam no terreno, quer sejam através de estratégias ou através da educação ambiental”. Reforçou a educação ambiental como fundamental para aumentar uma consciência crítica ligada aos problemas ambientais, sendo importantíssimo sensibilizar e educar para a conservação da natureza, quer através de uma relação de proximidade e de cooperação, de forma a assegurar um futuro sustentável, quer seja a partir de ações e mudanças de hábitos tornando uma relação mais harmoniosa com o planeta. Terminou, salientando que muito trabalho já foi feito nesta área, mas que ainda há muito a fazer.

Neste contexto, acredita-se que a participação da comunidade no evento formativo “Recuperação de Ecossistemas”, se tenha revelado como um forte investimento na formação dos educadores ambientais da ilha de Santa Maria, permitindo assim preencher uma lacuna sentida na ilha, ao nível da formação dos professores, especificamente na área da educação ambiental.

O Município de Vila do Porto e o Parque Natural de Santa Maria, fazem assim um balanço positivo do evento formativo, manifestando o seu agradecimento a todos/as os/as oradores/as, incluindo moderadores/as e todos os/as restantes elementos, que contribuíram para a realização desta iniciativa, com efeito multiplicador na sociedade.

Em 2021, através do Programa Bandeira Azul, pretende-se alertar para a necessidade de recuperação de áreas degradadas, “considerando que a degradação dos ecossistemas tem um impacto direto no bem-estar de cerca 3,3 mil milhões de pessoas, de acordo com a Assembleia Geral das Nações Unidas, que declarou 2021-2030 como a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas”.



Share