Obras de Requalificação dos Edifícios das Escolas das Freguesias de São Pedro, Almagreira e Santo Espírito

Segunda, 16 Agosto, 2021 | Fonte: CMVP

Informa-se que devido ao início, no passado dia 9 do corrente mês, das obras de requalificação e reparação dos Edifícios das Escolas de São Pedro, Almagreira e Santo Espírito o acesso às zonas de recreio está condicionado até ao início do ano letivo.

A intervenção incluiu a adaptação dos muros envolventes, a substituição da vedação em todo o perímetro, a colocação de vedação específica nos recintos desportivos, a colocação de piso sintético com as respetivas marcações, a melhoria do acesso aos recintos, arranjos exteriores, a pintura de muros e a pintura exterior dos Edifícios.

As obras surgem na sequência de uma candidatura submetida ao PO Açores 2020 no final de 2020 aproveitando a abertura de um aviso existente apenas para este efeito e cuja confirmação da aprovação foi obtida em maio do corrente ano. Após a aprovação seguiu-se a abertura do Procedimento de Contratação tendo a mesma sido adjudicada à empresa Manuel & Avelino.

É uma obra, à semelhança da que foi efetuada na Escola de Vila do Porto, que irá criar melhores condições para os alunos, docentes e auxiliares em termos de segurança e de realização das atividades pedagógicas, potenciando também o polidesportivo da Escola de São Pedro com condições para realização de treinos do Clube da freguesia e atividades de lazer para a população sénior da freguesia.

Paralelamente o Município iniciou, como vem fazendo ao longo dos anos nos períodos de interrupção letiva de Verão, as obras de reparação e as necessidades de melhorias identificadas pelas docentes, auxiliares e coordenadoras de cada uma das nossas escolas e que são exequíveis de executar sem implicar a indisponibilidade na sua utilização por longo período.

Este é um investimento na ordem dos 175 000€ que visa proporcionar condições mais dignas para todos os intervenientes no processo educativo e que somado aos 470 000€ investidos na Escola de Vila do Porto demonstra a   preocupação que o atual executivo tem tido, em permanência, corrigindo as anomalias que vão sendo reportadas e antecipando necessidades de intervenção evitando assim que nas Escolas Jardins de Infância e do  1º.ciclo se chegue a um  estado miserável e  lastimável, que possa implicar, inclusive, o encerramento das  instalações e seja colocada em causa a segurança dos utentes. 

Share