Dia Municipal para a Igualdade – 24 de outubro: uma data de todos e de todas

Domingo, 24 Outubro, 2021 | Fonte: CMVP

O Dia Municipal para a Igualdade é uma data que simbolicamente comemora iniciativas em nome da igualdade, inclusão e participação. Instaurado no ano de 2010, o dia 24 de outubro passou a fazer parte do calendário de comemorações de muitos Municípios portugueses e centenas de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública de todo o território português.

Santa Maria assinala o Dia Municipal para a Igualdade desde 2014, altura em que se iniciam os contatos com a Comissão para Cidadania e Igualdade de Género para a formulação do primeiro Plano Municipal para a Igualdade, cumprindo o imposto pela Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro (regime jurídico das autárquicas locais).

As primeiras comemorações em Santa Maria foram simples e versaram pela lembrança do dia em forma de notícia no sítio web oficial do Município, tendo evoluído ao longo destes 8 anos para ações concretas e envolventes da comunidade. Este facto deve-se, muito, à nomeação do primeiro Conselheiro Local para a Igualdade, Nelson Silveira, e posteriormente à nomeação das Conselheiras Locais para a Igualdade, Joana Figueiredo (vertente interna) e Josefina Cruz (vertente externa), acompanhados por uma equipa de técnicos/as municipais.

Das muitas ações concretizadas, o foco foi sempre debater e envolver a comunidade nas temáticas da cidadania, da igualdade entre mulheres e homens, da integração das pessoas com deficiência e da não-discriminação no sentido lato do conceito. Envolto nestas comemorações existem algumas ações que visam a educação dos/as profissionais e comunidade em geral, dirigidas tanto a crianças, adolescentes ou jovens, como a adultos ou seniores.

O ano de 2021, ano caraterizado por inúmeras alterações sociais com a presença da pandemia pelo Coronavírus, é marcado por inúmeras ações que recorrem à rádio local para fazer passar a mensagem e chegar ao público não apenas de uma forma mais ampla, como mais segura. 

Destaca-se os programas na rádio com grupos de crianças a contar histórias sobre Igualdade, Inclusão, Participação; as Conversas Sobre Igualdade na rádio com a discussão de temas como a religião, voluntariado, desporto e segurança ou mesmo a habitual tertúlia “As profissões Não Tem Sexo” com a presença de convidados/as que pela sua área profissional são um exemplo de desconstrução de papeis sociais de género.

As ações na escola local, tanto destinadas a crianças do pré-escolar, 1.º e 2.º ano do primeiro ciclo, ou a jovens do 7.º ano de escolaridade são exemplo de que esta temática da igualdade tem de passar, obrigatoriamente por estes espaços e por estes públicos. 

Por fim, recorrer à produção cinematográfica para debater a igualdade é não apenas uma forma de juntar a comunidade em torno de uma ação familiar ou de convívio, mas também, e especialmente, de tratar os assuntos recorrendo a exemplos construídos de forma intensa, subtil e profissional.

Santa Maria junta-se às centenas de organizações e de participantes que promovem este dia, dando o exemplo de que é importante falar-se sobre os assuntos e envolver-se a comunidade em torno do que realmente importa: a Igualdade.

Share