Município de Vila do Porto assinalou o Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Água com várias iniciativas

Quarta, 23 Março, 2022 | Fonte: CMVP

A Câmara Municipal de Vila do Porto, através do Gabinete de Ambiente assinalou as datas comemorativas do Dia Mundial da Árvore (21 de março) e do Dia Mundial da Água (22 de março), com a realização de um conjunto de iniciativas direcionadas à comunidade escolar.

Como forma de assinalar o Dia Mundial da Árvore, a autarquia em colaboração com os Serviços Florestais de Santa Maria, promoveu a realização da atividade “À descoberta da Natureza” que teve lugar na Reserva Florestal de Recreio de Valverde Eng.º Emiliano Costa. A atividade dividiu-se em dois circuitos: um circuito de manutenção/estufa/animais e um circuito pedestre à Ribeira de São Francisco, seguida de uma ação de plantação de exemplares de espécies endémicas, nomeadamente o Pau Branco (Picconia azorica), Louro (Laurus azorica) e um exemplar da espécie de árvore de fruto Til (Ocotea foetens) cedidos gentilmente pelos Serviços Florestais.

Esta ação de cariz pedagógica teve como objetivo sensibilizar a população escolar para a importância da árvore e do espaço florestal, enquanto recurso natural renovável, reconhecendo-o, cada vez mais, como um ecossistema de primeira importância para a produção de bens e prestação de serviços.

Ao todo participaram cerca de 77 alunos/as da EB1/JI de São Pedro, EB1/JI do Aeroporto (turmas dos 3º. e 4º. anos) e EB1/JI de Vila do Porto (turmas dos 3º. D e E).

Por forma a assinalar o Dia Mundial da Água, nos dias 22 e 23 de março, foi realizada pelas técnicas do Gabinete de Ambiente, a atividade “Cada Gota… Conta!” junto dos/as alunos/as da EB1/JI de São Pedro, EB1/JI do Aeroporto (1º. ano) e EB1/JI de Vila do Porto (3º. Ano turma E), que consistiu numa ação de sensibilização e informação sobre a importância do uso racional da água. A ação foi complementada com a visualização e explicação do ciclo da água com recurso a uma maquete, seguindo-se a realização de um conjunto de atividades práticas intituladas “Aprendendo…experimentando”, que englobou a determinação dos parâmetros do teor de cloro residual livre, pH, temperatura da água, em vários pontos de amostragem (água da ribeira, água da torneira, água engarrafada e água de uma nascente) e experiências com diversas substâncias que permitiram mostrar a capacidade de dissolução da água.

Do programa proposto para as comemorações do Dia Mundial da Água, constou ainda a adesão da Câmara Municipal de Vila do Porto, pelo segundo ano consecutivo, à iniciativa "H2OFF"- Hora de fechar a torneira, e que desafiou as pessoas a não abrirem a torneira entre as 22h00 e as 23h00.

Estas iniciativas, incluem-se no âmbito do Plano de Educação e Sensibilização Ambiental do Gabinete de Ambiente da Câmara Municipal de Vila do Porto, para o presente ano letivo.

Share