Apresentação do livro Ilha-América a 23 de abril

Segunda, 18 Abril, 2022 | Fonte: CMVP

O livro Ilha-América, de Pedro Almeida Maia, será apresentado na Biblioteca Municipal de Vila do Porto a 23 de abril, pelas 18:00. 

A apresentação do livro contará com a presença do autor e a moderação por parte de António Monteiro, Presidente da LPAZ, associação parceira do evento, por se tratar de uma obra baseada em factos reais que evidenciam o quão extraordinária é a história do Aeroporto Internacional de Santa Maria.

Este é um dos momentos inseridos na XIX Feira do Livro, que decorre na Biblioteca Municipal, de 23 de abril a 15 de maio.

O evento é gratuito e marca o início da edição de 2022 da Feira do Livro.

Sinopse Ilha-América

Em 1960, as ilhas atlânticas dos Açores são o centro do mundo. Numa noite iluminada, um vulto adolescente invade a pista do aeroporto internacional e aguarda que um Lockheed Super Constellation acelere os quatro hélices.

O seu plano é alcançar o trem de aterragem dianteiro, trepar a altura de dois homens e enfiar-se no vão da roda. Depois, aguardar que a aeronave suba e confiar que haja espaço para si, para o enorme pneu e para o sonho de chegar à América. Confere os três papos-secos nos bolsos, limpa as mãos na tee-shirt e respira fundo duas vezes. Está pronto a lançar-se a uma nova vida.

Nos anos auspiciosos da história da ilha de Santa Maria, o aeroporto, construído pelos americanos no final da Segunda Grande Guerra sob a aprovação de António Salazar, torna-se a principal escala técnica para a maioria dos voos transatlânticos de grandes companhias aéreas e oferece oportunidades de trabalho preciosas a todos os açorianos.

Terminada a crise vulcânica dos Capelinhos, na ilha do Faial, o Azorean Refugee Act abre as portas da emigração para os Estados Unidos da América e espalha por todo o arquipélago um clima atípico de evasão. Não há família que não veja alguém dos seus embarcar para o Novo Mundo.

Sobre o autor

Pedro Almeida Maia (Ponta Delgada, 1979) é um psicólogo organizacional e autor português. O seu quinto livro, Ilha-América (2020), tem sido agraciado pela crítica como “mais um grande romance a enriquecer a literatura açoriana” (Santos Narciso, Atlântico Expresso) ou um “romance fundamental do nosso cânone, da nossa História” (Vamberto Freitas, Açoriano Oriental).

Venceu os prémios literários Letras em Movimento (2010) e Discover Azores (2014), foi selecionado para a Mostra LabJovem (2014) e para a Antologia de Contos do Centro de Estudos Mário Cláudio (2018), e três dos seus livros estão no Plano Regional de Leitura dos Açores.

Sobre a Associação LPAZ

A LPAZ, associação de direito privado, tem como objeto social a valorização e promoção das infraestruturas aeronáuticas da ilha de Santa Maria; Colaborar com as várias entidades públicas e privadas na gestão da zona habitacional do Aeroporto de Santa Maria, bem como de outras infraestruturas com ele relacionadas; Promover e desenvolver o estudo, a preservação, a qualificação e a divulgação do património histórico e cultural relacionado com o papel da Ilha de Santa Maria na aviação no Atlântico Norte.

Share