Lançamento do livro Elogio da Tristeza a 29 de abril

Terça, 26 Abril, 2022 | Fonte: CMVP

O livro Elogio da Tristeza (Últimos Privilégios), de Daniel Gonçalves, será lançado na Biblioteca Municipal de Vila do Porto a 29 de abril, pelas 21:00. 

Este é o mais recente livro do autor sendo uma coletânea de cinco livros, entre os quais Anterianas, 1816, Sonetos Multipétalos, Prontuário dos Meus Desalentos e Para Que Tudo Valha a Pena.

O lançamento do Livro contará com uma sessão de arte viva: “a palavra feita música feita imagem”, com palavras de Ângela de Almeida e Daniel Gonçalves e com música e imagem de Pepe Brix.

Este é o segundo momento de “Na presença de…” inserido na XIX Feira do Livro, que decorre na Biblioteca Municipal até 15 de maio.

A entrada no evento é livre e gratuita.

Sinopse Elogio da Tristeza (Últimos Privilégios)

Segundo Daniel Gonçalves, este livro «reúne cinco livros, todos diferentes, todos unidos. O primeiro, “Anterianas”, celebra Antero de Quental e a boa hora em que os meus queridos amigos José Carlos e Maria Helena me ofereceram a edição dos “Sonetos Completos”: tem um prelúdio de João de Melo; o segundo, “1816”, com prelúdio do professor Carlos Fiolhais, aborda as consequências da maior erupção vulcânica de sempre; o terceiro, “Prontuário dos Meus Desalentos (novas distâncias da tristeza)” é a peça central que une todos os outros livros; o quarto, “Sonetos Multipétalos”, celebra Natália Correia e tem um prelúdio da minha querida Ângela de Almeida; o último, finalmente, “Para Que Tudo Valha a Pena”, celebra os clássicos, sobretudo latinos, e tem um prelúdio do professor Luiz Fagundes Duarte».

Sobre o autor

Nasceu em Wetzikon, Suíça, em 1975. Viveu em Santo Tirso, Braga e Viana do Castelo. Atualmente, vive na ilha de Santa Maria, onde é professor de português do ensino básico e secundário, desde 1999.Publicou o primeiro livro de poesia em 2000, participou em diversas antologias e revistas literárias. A sua obra foi reconhecida por diversas vezes, destacando-se o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores APE/IPLB 1997, o Prémio de Poesia Cesário Verde 2003, o Prémio Labjovem Jovens Criadores dos Açores 2009, o Prémio de Poesia Manuel Alegre IPL 2010, o Prémio Literário António Cabral e o Prémio Literário Cidade de Almada, ambos em 2013, e o Prémio de Poesia Manuel Maria Barbosa du Bocage, em 2014.

Share