Jornadas Agrícolas Marienses constituem-se como um verdadeiro momento para fortalecer e dinamizar o setor

Segunda, 27 Junho, 2022 | Fonte: CMVP

A Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto salientou a importância da realização das primeiras Jornadas Agrícolas Marienses, enquanto momento preponderante para “fortalecer um setor preponderante” para Santa Maria, “por via da partilha de conhecimento e experiências sobre projetos que estão em crescimento na ilha e que podem ser novos motores de desenvolvimento”.

Realizadas em parceria com a Associação Agrícola de Santa Maria, foram dois dias dedicados a este setor, com destaque para temas que são especiais para os marienses, tais como a paisagem vitivinícola, a pecuária biológica, o setor da carne e os desenvolvimento e crescimento dos produtos agroalimentares.

Bárbara Chaves reforçou o papel dos agricultores, por terem sabido “tirar proveito desta atividade preponderante para o desenvolvimento económico de Santa Maria”.

“Dentro de várias capacidades e limitações, da qual nos caracteriza a insularidade, continuam a promover os vossos produtos e a contribuir para o crescimento económico da nossa ilha, tentando encontrar novas formas de desenvolvimento”, frisou.

A autarca deu como exemplo a evolução do setor agroalimentar, “com a aposta na produção da nossa meloa (e os produtos adjacentes, como seja a compota), o morango, o mel, a ascensão da carne bovina refrigerada e, recentemente, a ovinocultura, também com a conceção de um queijo de ovelha de Santa Maria”.
 
“A par disso, somos uma ilha com potencialidades edafoclimáticas para produção de culturas únicas nos Açores, onde o nabo da terra é um exemplo disso mesmo, portanto, é aqui que nos destacamos a nível regional e esse tem também de ser o nosso foco: de Santa Maria para o exterior”, acrescentou.

Pela importância do setor primário como principal exportador da ilha, Bárbara Chaves deixou o compromisso de trabalhar “para um melhor escoamento dos produtos, pugnado por melhores transportes de mercadorias de e para Santa Maria”.

Na sua intervenção, na sessão de encerramento, a Presidente salientou o projeto de recuperação das Vinhas de Santa Maria, dando nota da importância da valorização das suas características naturais, patrimoniais e culturais, que têm de ser aliadas ao desenvolvimento económico.

Entre 24 e 25 de junho, decorreram vários painéis e foi ainda apresentado o livro “Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal”, da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

As Jornadas Agrícolas Marienses realizaram-se no âmbito das Festas de São João com o objetivo de chegarem as mais pessoas, com destaque para o Mercado de São João que contou com produtos agrícolas dos produtores locais, como mais uma forma de promover e divulgar o que de melhor existe em Santa Maria.

Share